Novo espaço esportivo em Niterói promete sediar grandes eventos no Rio de Janeiro; saiba mais sobre

Novo espaço esportivo em Niterói promete sediar grandes eventos no Rio de Janeiro; saiba mais sobre

Foi lançado nesta terça-feira (15), em Niterói, no Rio de Janeiro, o edital do Parque Esportivo Municipal da Nova Concha Acústica. O projeto, encabeçado pela Prefeitura de Niterói, tem apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), reunindo 15 municípios, e promete revitalizar uma área antes abandonada para a criação de um importante polo esportivo da região, com funcionalidade em alto nível para diversas modalidades.

O lançamento foi liderado pelo prefeito Rodrigo Neves, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, e o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier. Outras figuras também marcaram presença. Representando o presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Sadinoel, o secretário de Esporte e Lazer Ronaldo Anquieta destacou o “impacto positivo que o parque esportivo trará para toda a região”. Segundo ele, “o novo espaço sediará grandes eventos esportivos do Estado do Rio de Janeiro, com o UFC, por exemplo, estimulando a economia local e dando oportunidade para a população acompanhar de perto”.

Secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo afirmou que o Parque Esportivo Municipal da Nova Concha Acústica contará com um ginásio dentro dos padrões FIFA e internacionais, podendo abrigar “desde um jogo da NBA até a final do Mundial de Vôlei”. Entre outras qualidades, o parque terá água de chuva reutilizável, energia solar, acústica e climatização.

“Niterói, de umas décadas pra cá, com a perda do Caio Martins, ficou sem uma referência esportiva, então o que aconteceu… Ficamos quase 35 anos para tirar um projeto do papel que a gente vinha tentando com governos passados, e felizmente com o Rodrigo, quando fui convidado para ser secretário, aceitamos o desafio apesar das dificuldades. O prefeito me deu carta branca, costuramos parcerias com outras Secretarias e o resultado está aí. Estabelecemos como meta transformar um espaço totalmente degradado atualmente, que é a Concha Acústica, em um parque olímpico municipal. Depois de dois anos e meio, fechamos o projeto e hoje (15/10) foi o lançamento, já com o edital de licitação”, disse Gallo, completando.

“Com certeza será um dos melhores ginásios do Brasil, com um impacto muito grande não só para Niterói, mas para os municípios parceiros do entorno, que vão poder atuar aqui também. Tudo isso é fruto da união desses municípios, então foi uma coisa bem bacana essa parceria, essa interação”, encerrou.