Com duelo Brasil x EUA, ONE Championship realiza nesta sexta (30) primeira disputa de título no grappling
Americano Mikey Musumeci e brasileiro Cleber Clandestino vão disputar cinturão de Grappling do ONE Championship nesta sexta-feira (30)
Mikey Musumeci e Cleber Clandestino vão fazer a primeira disputa de cinturão do Grappling no ONE Championship (Foto: Divulgação)
Uma das maiores organizações esportivas do mundo, o ONE Championship vem fazendo jus ao slogan “a casa das artes marciais” (The Home of Martial Arts). Além do MMA, o evento asiático já possui divisões no Muay Thai e no Kickboxing e, recentemente, incluiu o Grappling como uma das suas modalidades.
Se as outras artes já possuem campeões em diversas categorias, o Grappling do ONE Championship irá conhecer o seu primeiro detentor de cinturão nesta sexta-feira (30), quando o brasileiro Cleber “Clandestino” Sousa enfrentará o tetracampeão Mundial pela IBJJF Mikey Musumeci pelo título peso-mosca. O duelo será uma espécie de desempate, já que os dois já se enfrentaram em duas oportunidades, com uma vitória para cada.
“Lutamos pela primeira vez no Pan-Americano de 2017. Empatamos no tempo normal e o árbitro me deu a vitória. Eu estava nervoso e ao mesmo tempo ansioso, mas lutei para frente, atacando muito e defendendo todos os ataques dele. Na segunda vez, no World Pro em Abu Dhabi, também em 2017, ele me ganhou por pontos.
Agora teremos a nossa trilogia. Estou me dedicando muito aos treinos e sei que sou merecedor. Acho que não tem como dizer quem tem o melhor Jiu-Jitsu, pois cada um tem o seu estilo e sua estratégia, ainda mais na faixa-preta, onde nível é sempre muito alto e as lutas costumam ser decididas no detalhe”, disse Cleber.
A derrota para o brasileiro foi a última do fenômeno americano em sua categoria de origem. No mesmo ano em que enfrentou Cleber, em duas oportunidades, ele conquistou o seu primeiro título Mundial na faixa-preta, e repetiu o feito em 2018, 2019 e 2021 (em 2020 não aconteceu o Mundial por conta da Pandemia). Musumeci acredita que a derrota para o brasileiro foi a grande virada de chave da sua carreira.
“Aquela derrota me ajudou muito. E eu sou grato por isso. Sou grato ao Cleber. Eu competi com ele no mês seguinte e venci. Após a vitória eu fui até ele e disse: ‘Ei, obrigado pela luta no mês passado. Você me venceu, e agora eu venci você, então nós dois estamos ajudando um ao outro a melhorar’. É por isso que eu gosto de competir, ganhando ou perdendo. Estou apenas trabalhando para melhorar e ele me ajudou a chegar a outro nível no Jiu-Jitsu”, declarou Musumeci.
Cinco anos após o primeiro duelo, os dois terão muito mais do que a chance de desempatar o confronto. O cinturão do ONE Championship pode levá-los a outro nível no esporte, uma vez que o evento é transmitido em mais de 150 países e, em 2021, bateu recorde de visualizações orgânicas em suas mídias sociais. Foram mais de 13,8 bilhões de views somando Facebook, Instagram, YouTube e TikTok. Além disso, o ONE Championship desta sexta-feira será exibido pela plataforma da Amazon Prime nos Estados Unidos.
“Sem dúvida, conquistar esse título seria o auge da minha carreira e mudaria a minha vida profissional e pessoal. Depois de tudo o que passei na vida, seria a realização de um sonho”, avaliou Cleber.
“Essa luta vai ser a maior de toda a minha carreira no Jiu-Jitsu. Será a primeira luta da história pelo cinturão do ONE Championship no Grappling. Esta é a etapa e o título de maior prestígio que o Jiu-Jitsu já viu, e eu estou muito honrado e animado por fazer parte disso”, concluiu Musumeci.