Pan de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha e Erich Munis brilham e faturam o ouro no absoluto; veja os resultados
No último dia do Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF, Gabi Pessanha e Erich Munis são os campeões no absoluto faixa-preta; confira mais detalhes
Gabi Pessanha e Erich Munis foram os campeões do absoluto no Pan de Jiu-Jitsu 2022 da IBJJF (Foto: Reprodução)
Realizado desde a última quarta-feira (6), em Kissimmee, nos Estados Unidos, o Pan de Jiu-Jitsu 2022, organizado pela IBJJF, chegou ao fim neste domingo (10), com a definição dos campeões na faixa-preta adulto (masculino e feminino) e também dos grandes vencedores no absoluto. Na grande final do peso aberto, entre os homens, Erich Munis fez um jogo bem sólido e superou um dos grandes favoritos ao título, Fellipe Andrew, por 4 a 0 nos pontos reforçando ainda mais a grande fase que vive dentro do Jiu-Jitsu.
- Pan de Jiu-Jitsu 2022: primeiros campeões são definidos na faixa-azul; confira os resultados
- Pan de Jiu-Jitsu: confira os destaques nas faixas azul e marrom que marcaram o segundo dia
- Pan de Jiu-Jitsu 2022: Guilherme Cypriano e Giovanna Jara faturam ouro duplo na faixa-roxa
No feminino, o absoluto faixa-preta teve o brilho de Gabi Pessanha no Pan de Jiu-Jitsu. A atleta da Infight, que já havia sido campeã na categoria super-pesado ao vencer Yara Soares, fez a “dobrinha” no peso aberto ao superar novamente Yara, por 2 a 0 nas vantagens, consolidando seu ouro duplo na competição. Com o resultado, a jovem faixa-preta se reforça ainda mais como um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu feminino na atualidade.
Além das finais do absoluto, o Pan de Jiu-Jitsu também definiu os campeões, masculino e feminino, das divisões de peso na faixa-preta adulto. Abaixo, você confere um resumo das finais em cada categoria e também os resultados completos de cada combate.
Para conferir os resultados completos do Pan de Jiu-Jitsu 2022 da IBJJF, clique aqui
FINAIS MASCULINAS
Na divisão peso-galo, em uma das finais mais disputadas e equilibradas do dia, Bebeto Oliveira e Thalison Soares empatavam até os momentos finais, mas Bebeto venceu por 4 a 2 nos pontos e ficou com o ouro. Na sequência, entre os plumas, Meyram Maquine derrotou o duríssimo Lucas Pinheiro por 7 a 2 e também foi campeão. Já nos leves, Andy Murasaki e Jonatha Alves fizeram uma luta travada e com pouca ação, mas Jonatha levou a melhor por 2 a 0 e ficou com a medalha dourada.
Na categoria peso-médio, após uma campanha espetacular rumo à final, Tainan Dalpra fez uma final disputada contra Jeferson Guaresi, mas com uma passagem de guarda, venceu por 3 a 0 nos pontos e ficou com o ouro. Logo depois, em uma das finais mais aguardadas do dia, na categoria peso-pesadíssimo, Roberto Cyborg e Gutemberg Pereira fizeram um duelo de altíssimo nível técnico, com tentativas de finalização de ambos os lados. No fim, após um confronto eletrizante, o experiente Cyborg saiu com a vitória por 2 a 0 nos pontos e foi o grande campeão da divisão de peso.
> FINAIS FEMININAS
Na categoria peso-galo, Mayssa Bastos adicionou mais um título à sua carreira, o seu tricampeonato pan-americano, ao vencer Lavinia Barbosa por 9 a 0 nos pontos, após uma campanha dominante ao longo da sua trajetória até a final. Na sequência, no peso-pluma, Jessamine Khan controlou as ações, derrotou Thamires Aquino por 2 a 0 e também foi campeã. Quem também faturou a medalha dourada foi Ana Rodrigues, que teve uma atuação dominante sobre Amanda Monteiro e finalizou a adversária na montada, enquanto no peso-leve, a campeã foi Nathalie Ribeiro, superando Ffion Davies por 2 a 0.
Thamara Ferreira justificou seu favoritismo no peso-médio e foi a campeã da divisão de peso ao superar Chloé McNally nas vantagens. No meio-pesado, Maria Malyjasiak deu um verdadeiro show e finalizou Izadora Cristina no estrangulamento, assim como Melissa Cueto, que finalizou Maggie Grindatti e também foi campeã. Na categoria super-pesado, Gabi Pessanha, mesmo por baixo, abriu 4 a 0 sobre Yara Soares ainda no início do combate. Yara buscou reverter o placar, mas viu Gabi fechar bem sua guarda e manter o placar, conquistando o bicampeonato Pan-Americano na categoria.
RESULTADOS COMPLETOS:
Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2022 da IBJJF
Kissimmee, nos Estados Unidos
Domingo, 10 de abril de 2022
>> FEMININO
Peso-galo: Mayssa Bastos derrotou Lavinia Barbosa por 9 a 0 nos pontos
Peso-pluma: Jessamine Khan derrotou Thamires Aquino por 2 a 0 nos pontos
Peso-pena: Ana Rodrigues derrotou Amanda Monteiro com um estrangulamento na montada
Peso-leve: Nathalie Ribeiro derrotou Ffion Davies por 2 a 0 nos pontos
Peso-médio: Thamara Ferreira derrotou Chloé McNally por 2 a 1 nas vantagens
Peso-meio-pesado: Maria Malyjasiak finalizou Izadora Cristina no estrangulamento
Peso-pesado: Melissa Cueto finalizou Maggie Grindatti com um estrangulamento
Peso-super-pesado: Gabi Pessanha derrotou Yara Soares por 4 a 0 nos pontos
Absoluto: Gabi Pessanha derrotou Yara Soares por 2 a 0 nas vantagens
>> MASCULINO
Peso-galo: Bebeto Oliveira derrotou Thalison Soares por 4 a 2 nos pontos
Peso-pluma: Meyram Maquine derrotou Lucas Pinheiro por 7 a 2 nos pontos
Peso-pena: Alex Sodré e Diego Sodré fecharam (Alex campeão)
Peso-leve: Jonatha Alves derrotou Andy Murasaki por 2 a 0
Peso-médio: Tainan Dalpra derrotou Jeferson Guaresi por 3 a 0 nos pontos
Peso-meio-pesado: Sebastian Rodrigues e Manuel Ribamar fecharam (Sebastian campeão)
Peso-pesado: Matheus Diniz e Dimitrius Souza fecharam (Dimitrius campeão)
Peso-super-pesado: Erich Munis e Marcus Scooby fecharam (Scooby campeão)
Peso-pesadíssimo: Roberto Cyborg derrotou Gutemberg Pereira por 2 a 0
Absoluto: Erich Munis derrotou Fellipe Andrew por 4 a 0 nos pontos