Prefeito da cidade natal de Volkanovski descarta homenagem ao lutador: ‘Contra tudo o que defendemos’
Alexander Volkanovski não receberá as "chaves da cidade" pelo fato de - na opinião do prefeito - praticar um "esporte violento"
Prefeito da cidade natal de Volkanovski negou honraria de entregar as "chaves da cidade" ao lutador (Foto: Divulgação/UFC)
Atual campeão peso-pena do UFC, Alexander Volkanovski também lidera o ranking peso-por-peso da organização e é considerado também um dos campeões mais dominantes da história da franquia. Com diversos fãs e admiradores espalhados pelo mundo, o australiano, no entanto, não vem recebendo muito prestígio em sua cidade natal, pelo menos por parte de Gordon Bradbery, prefeito da cidade australiana de Wollongong.
Em declaração recente ao site “ABC News”, o prefeito negou completamente a possibilidade de entregar a “chave da cidade” para Volkanovski, justificando a suposta “natureza violenta” do esporte praticado que o campeão do UFC pratica. Ainda segundo o político, os valores que o UFC – por meio das artes marciais mistas – passam não estão de acordo com os princípios praticados e defendidos em Wollongong, o que impede algum tipo de homenagem ao lutador.
“Tenho a responsabilidade de, como prefeito da cidade e ser humano responsável, não endossar essas coisas que são violentas. Podem maquiar o quanto quiserem, mas o UFC é uma atividade violenta. É contra tudo que defendemos em nossa comunidade em termos de violência e promoção da violência. É importante que possamos transmitir uma mensagem aos jovens, ainda mais com a pauta de danos cerebrais. Que tipo de endossamento seria se eu apresentasse essa indicação (chave da cidade) quando o perfil dele (Alexander Volkanovski) está apoiando uma atividade dessas?”, afirmou o prefeito da cidade natal do campeão do UFC.
As chaves da cidade são a maior honraria que o conselho pode conceder a um indivíduo que alcançou a excelência em seu campo escolhido. Foram homenageados dessa forma em Wollongong, recentemente, o pesquisador de doenças do neurônio motor, Justin Yerbury, e a medalhista de ouro olímpica Emma McKeon.
Alexander Volkanovski mora em Windang, um subúrbio ao Sul de Wollongong, onde também treina na academia Freestyle Fighting. O australiano cresceu em Shellharbour e, antes do início de sua carreira no MMA, jogou Rugby pela equipe Warilla Gorillas. Vale ressaltar que o lutador recebeu as chaves da cidade de Shellharbour em 2020, pela conquista do cinturão peso-pena do UFC. Atualmente com 34 anos, “The Great” contabiliza 26 vitórias e apenas duas derrotas em seu cartel no MMA profissional.