Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, UFF e Botafogo se unem em parceria inovadora: ‘Bons frutos’
Por Diogo Santarém
Mais um importante passo em prol do desenvolvimento esportivo no estado do Rio de Janeiro foi dado na última terça-feira (26), em Niterói, onde ocorreu um encontro na reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) envolvendo o vice-reitor da Universidade, o Botafogo de Futebol e Regatas e a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira.
O tema em debate foi a criação de um Termo de Cooperação para novos projetos a serem implementados em Miguel Pereira, e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Ronaldo Anquieta, falou a respeito, destacando o objetivo de fomentar a prática esportiva.
“No total, serão implantados, por meio da UFF, três núcleos do Esporte e Cidadania Para Todos e dois núcleos do PELC em Miguel Pereira, onde a estimativa é atender mais de mil pessoas. As modalidades oferecidas vão ser: zumba, ballet, Jiu-Jitsu, Capoeira, Vôlei, Futsal, Futebol, orientação, downhill, ‘contação de história’, Taekwondo, Ginástica, Basquete, Handebol e cine clube. As atividades serão realizadas nos bairros Centro, Governador Portela, Praça da Ponte, Conrado, Roseiral, Ramada e Vera Cruz, e as inscrições começam na primeira semana de abril, nos próprios pólos. Não há limite de idade e as oficinas serão gratuitas”, explicou Ronaldo, um dos braços desta parceria, que ainda completou: “Além das atividades, diversos lutadores de grandes organizações, como o UFC, também marcam presença em nossos eventos como forma de estimular os jovens”.
Para os representantes da UFF, o Vice-reitor Fábio Passos, o Pró Reitor de Planejamento Jailton Gonçalves e o Coordenador de Projetos Francisco Gilberg, esta é uma oportunidade única de melhorar a qualidade de vida das pessoas no estado do Rio de Janeiro através do esporte, mas também com outras atividades, desenvolvendo mais cultura e lazer.
“Esse tipo de projeto com participação da UFF e esportes na sociedade é muito importante. Levar o esporte para uma população que não tem fácil acesso a ele, isso aumenta a qualidade de vida em vários aspectos, entre eles a saúde. E ao longo de cinco anos, a UFF vem desenvolvendo grandes projetos com o Governo Federal, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte, através das PELCs. Na reunião, nosso propósito foi debater em conjunto novas ideias para implementação”, contou o Vice-reitor Fábio Passos.
Vice-presidente de Gestão de Estádios do Botafogo de Futebol e Regatas, Anderson Simões destacou o pioneirismo da “tríade” com UFF, o clube e Miguel Pereira, e projetou sucesso.
“Para nós do Botafogo, é muito bom poder participar desse projeto, um projeto pioneiro. Estamos pegando a criança que está lá dentro da escolinha, do núcleo, aprendendo um esporte, e essa mesma criança vai poder chegar a ter a chance de jogar na NBB um dia, por exemplo, criando situações assim em vários esportes, de mais oportunidades. Além disso, é uma forma importante de levar para o interior a nossa marca, nos fortalecer e criar novos botafoguenses. O Botafogo entrou para ficar, não é só um projeto. Vem mais por aí”.
Prefeito quer Miguel Pereira como referência
Com tantos planos em andamento, André Português, prefeito de Miguel Pereira, se vê animado com o futuro pela frente. Com o objetivo de transformar a cidade uma “referência em esportes no estado do Rio de Janeiro”, ele aposta em uma vitória da população.
“Com certeza é uma parceria que vai dar certo e bons frutos, essa ligação entre Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, UFF e Botafogo de Futebol e Regatas. Acredito que, dessa união, quem vai ganhar é a população, com o esporte cada vez mais próximo”, afirmou o prefeito, que concluiu falando sobre os planos de um novo núcleo no Colégio Militar.
“Eu já tenho uma agenda com o governador aonde eu vou levar essa proposta da parceria do núcleo dentro do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Com certeza vai ser algo inovador, porque vai ser a universidade entrando dentro da escola militar juntamente da prefeitura municipal, e acredito que vai ser um grande ganho para os alunos militares”.