Presidente da Copa Pódio revela desejo antigo de realizar evento em Manaus e projeta edição ‘histórica’

Presidente da Copa Pódio revela desejo antigo de realizar evento em Manaus e projeta edição ‘histórica’

Por: Yago Rédua

17

Copa Pódio terá também o confronto entre os Pantaneiros e os Caboclos (Foto: Divulgação)

Um dos principais eventos de Jiu-Jitsu em formato de GP, a Copa Podio aceitou o desafio e fará uma edição especial em Manaus, no dia 12 de agosto, com a disputa dos médios. A cidade é conhecida por ter uma tradição maior na arte suave do que no futebol, modalidade mais popular no Brasil. Em conversa com a TATAME, Jeferson Maycá, presidente da organização, revelou que sempre quis realizar uma edição na capital do estado de Amazonas, no entanto, acabava esbarrando nas dificuldades em relação à logística.

“Desde a segunda temporada, eu tenho o desejo de fazer uma edição em Manaus. Eu já fui várias vezes lá, tentando fazer a Copa Pódio… Exatamente por ser uma cidade que vive profundamente o Jiu-Jitsu. Acho que se você chegar lá e falar com qualquer pessoa, todo mundo tem alguém conhecido que faça Jiu-Jitsu. É 100% isso, até porque eu já fiz esse teste várias vezes. É uma cidade que não tem tradição no futebol, mas que tem muita no Jiu-Jitsu. Todos os grandes lutadores que surgiram em Manaus também ajudam neste aspecto. Chegou o momento de realizarmos uma edição lá, porque sempre empacava na questão da logística, porque tudo é caro, as passagens são caras. Para atravessar equipamentos para fazer a estrutura do evento, você tem que ter uma balsa que custa uma fortuna. Só que chegou o momento que eu bati no peito e decidi fazer acontecer. O caminho mais fácil é falar que é impossível. Enfim, tem tudo para ser o maior evento da história da Copa Podio, por tudo que representa Manaus”, comentou Jeferson, afirmando que é uma das filosofias da Copa Podio desbravar os locais e levar o Jiu-Jitsu de alto nível a lugares que muitos não querem ir.

Na última edição, em São Paulo, a Copa Podio conheceu o novo “rei” dos leves. Desta vez, em Manaus, o GP irá premiar o campeão dos médios. Até o momento, alguns lutadores foram revelados pelo presidente do evento.

“Alguns lutadores estão selecionados há algum tempo. O Felipe Trovo será o faixa-marrom. Outros que eram faixa-marrom, viraram preta, como o Rudson Mateus, agora também está confirmado. O Gregor Gracie, que é um parceiro antigo do evento, está retornando. No último evento (GP dos leves, em São Paulo) ele não participou, porque abriu a vaga para o Celsinho (Venicius), que é amigo pessoal e treinam juntos há muito tempo. O William Dias, que participou do Kangoroo e foi o único a vencer. Temos essa tendência de dar novas oportunidades para quem vai bem no evento”, revelou o presidente.

Além do GP, o fã de arte suave irá assistir uma superluta que fará a reedição da última final dos leves, entre Isaque Bahiense, campeão, e Espen Mathiesen. Para ajudar na promoção da luta, a organização da Copa Podio resolveu fazer um concurso nas redes sociais para escolher um garoto para representar o brasileiro e outro o dinamarquês. Contudo, a ideia ganhou uma proporção maior do que se esperava.

“Esse evento das crianças tomou uma proporção maior do que se propunha (risos). Na realidade, a ideia era ter uma luta de crianças, um menino representando o Isaque Bahiense e outro o Espen Mathiesen, na pesagem, para o público assistir. Exatamente para ajudar a divulgar o evento em Manaus. Nosso objetivo é também que as crianças não praticantes, se sintam atraídas pelo Jiu-Jitsu e queiram praticar. A ideia é que cada lutador mirim leve um amigo que não lute para conhecer. Isso tomou uma proporção grande, mas que a adesão ficou tão grande que vamos fazer um desafio de times. Serão seis crianças de cada lado. Não será no dia do evento e, sim, na pesagem. Será muito maneiro. Serão lutas casadas de crianças, valendo um ponto cada luta. Ao final, vai ficar definido a equipe campeã e os lutadores vão votar no melhor lutador kids e na melhor luta kids”, contou Jeferson.

Para mais informações: clique aqui