Presidente da SJJIF, João Silva destaca crescimento do Mundial em 2019 e aponta: ‘Tivemos atletas de 55 nacionalidades’

Publicidade

O Campeonato Mundial da SJJIF (Sport Jiu-Jitsu International Federation) teve mais uma edição nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Califórnia (EUA). O evento distribuiu cerca de R$ 300 mil e contou com a participação de atletas oriundos de 55 países diferentes. Um dos pilares da Federação é, justamente, a globalização da arte suave com foco no programa olímpico.

Em conversa com a TATAME, João Silva, presidente da SJJIF, fez um balanço da edição de 2019: “O evento foi ótimo, implementamos algumas mudanças e o campeonato foi bem. Cronograma seguiu dentro do horário e, às vezes, até adiantado. Isso é muito bom. Crescemos o Mundial neste ano em vários aspectos. Tivemos o maior número de competidores, 55 países foram representados e árbitros de oito nações”, analisou.

Uma das novidades da edição de 2019 foi a divisão do absoluto em PESO leve e pesado. João disse que a repercussão entre os atletas foi positiva e o modelo deve se mantido para os próximos anos.

“A novidade do absoluto dos leves foi algo bem visto pelos atletas mais leves. Eles tiveram a oportunidade de ganhar um prêmio a mais e também um cinturão. Foi uma repercussão muito boa”, comentou o presidente.

O Mundial também teve como destaque a inclusão e contou com o Parajiu-Jitsu, com atletas que possuem algum tipo de deficiência, o Special Jiu-Jitsu, para competidores que tenham alguma deficiência mental, e o Deaf, exclusivo para deficientes auditivos. João Silva revelou que o número de praticantes aumentou de forma considerável e que isso é importante para abrir espaço para todos dentro do esporte.

“Foi um crescimento maravilhoso dessas modalidades. Subimos o número três vezes em relação ao último ano, no Special Jiu-Jitsu com 30 crianças e mais seis adultos. No ParaJiu-Jitsu tivemos um crescimento enorme de vários países, assim como no Deaf (deficientes auditivos)”, concluiu o mandatário.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade