Presidente do Comitê Organizador levanta hipótese de ‘descartar’ os Jogos Olímpicos de Tóquio em caso de novo adiamento

Presidente do Comitê Organizador levanta hipótese de ‘descartar’ os Jogos Olímpicos de Tóquio em caso de novo adiamento

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que seriam neste ano e foram adiados para 2021 por conta do novo coronavírus, podem ser cancelados. A Associação Médica do Japão anunciou que será difícil a realização das Olimpíadas em meados do próximo ano, caso não tenha uma vacina contra a Covid-19. O presidente do Comitê Organizador, então, revelou nesta terça-feira (28) que, se for necessário um novo adiamento, a decisão será pelo cancelamento.

“Nesse caso (de não serem realizadas em 2021), as Olimpíadas serão descartadas. Adiamos as Olimpíadas para o ano que vem, depois de termos vencido a batalha (contra o coronavírus). As Olimpíadas serão muito mais valiosas do que qualquer outra Olimpíada do passado se conseguirmos prosseguir com ela depois de vencer o vírus. Temos de acreditar nisso. Caso contrário, nosso trabalho duro não será recompensado”, afirmou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador, em entrevista ao diário Nikkan Sports.

É a primeira vez que os organizadores japoneses levantam a ideia de cancelar os Jogos. Estima-se que o prejuízo do Japão com o adiamento do evento de 2020 para 2021 seja de aproximadamente R$ 13 bilhões.

Logo após o anúncio do adiamento, em março, o país entrou em estado de emergência. Ao todo são mais de 13,5 mil casos do novo coronavírus e quase 400 mortes. Tóquio é o epicentro da pandemia no Japão.