Professor de Jiu-Jitsu na Coimbra MMA celebra chegada do Europeu da ISBJJA em Portugal
* Faixa-preta formado pelo mestre Ricardo De La Riva no Rio de Janeiro e professor na Coimbra MMA, Rafael Silveira hoje reside em Portugal, na Europa, onde vê o Jiu-Jitsu em um momento de plena expansão.
“Em Portugal, estamos tendo o mesmo que ocorreu nos Estados Unidos entre os anos de 2005 e 2010: um crescimento avassalador de academias e praticantes do esporte”, declarou.
Atualmente, o brasileiro lidera o Jiu-Jitsu na renomada academia Coimbra MMA. Porém, ao pisar em solo português, iniciou sua carreira na cidade de Aveiro. Antes, introduziu a arte suave na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E apesar de morando fora, a equipe continua lá, com outros professores dando continuidade ao trabalho que foi pioneiro em um campus universitário.
A Coimbra MMA, vale citar, pode ser considerada a maior escola e mais tradicional do Centro de Coimbra hoje em dia. “Acredito na importância de competir para a formação de um atleta. Incentivo meus alunos a competirem. Nunca cobrei muito isso, mas agora venho incentivando mais no sentido que, para tornar-se um lutador completo, e necessário competir”.
Esse “espírito competitivo” combina com a chegada da International Sports Brazilian Jiu-Jitsu Association em Portugal, que em parceria com a CBJJD, irá realizar a primeira edição do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA nos dias 21 e 22 de outubro, justamente em Coimbra. O evento vem movimentando diversas equipes do país, entre elas a Coimbra MMA.
“A chegada do Europeu da ISBJJA tende a aumentar o interesse dos atletas pela competição e pode ser um grande diferencial para o Jiu-Jitsu em Portugal. Vamos com tudo e esperamos pelo menos um Top 5 entre as equipes”, encerrou Rafael Silveira.
O campeonato em outubro terá suas inscrições abertas em breve através do site www.isbjj.com.
Saiba mais sobre o trabalho da Coimbra MMA, aqui
- Texto por Marucha Daniotti