Projeto social de Jiu-Jitsu transforma e leva orgulho para o município de Itaguaí, no Rio; veja

Projeto social de Jiu-Jitsu transforma e leva orgulho para o município de Itaguaí, no Rio; veja

Fundado pelo faixa-preta de Jiu-Jitsu Leandro Hulk, o projeto social Minha Paixão é Por Vidas vem orgulhando o município de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com conquistas em importantes competições da modalidade. No mês passado, foram conquistadas seis medalhas no Campeonato Estadual da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO). Agora, o foco está voltado para a disputa nacional da mesma entidade.

“Vamos em busca desse título. Estamos nos preparando para conquistar o máximo de medalhas no Brasileiro, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, e dar ainda mais orgulho para a nossa cidade. O objetivo é levar, no mínimo, 25 atletas. No Estadual, não conseguimos a quantidade de medalhas que esperávamos, mas mesmo assim, fiquei orgulhoso da equipe, porque eles foram sem o treinamento necessário, já que tivemos pouquíssimo tempo para treinar devido à pandemia.”, exalta Hulk.

Apesar dos inúmeros títulos metálicos ao longo da existência do projeto, Leandro Hulk ressalta que as maiores conquistas da equipe estão relacionadas ao bem que o Jiu-Jitsu faz na vida dos jovens atendidos e, consequentemente, da sociedade. Faixa-preta há oito anos, o representante da GFTeam também falou com entusiasmo sobre o crescimento da arte suave no município de Itaguaí.

“Ganhar medalha é bom, mas ver os jovens amadurecendo, aumentando a autoestima, a confiança, tendo autocontrole e adquirindo responsabilidade é o que me motiva a manter o projeto. Itaguaí ainda vai se beneficiar muito através do Jiu-Jitsu. Aqui temos muitas equipes boas, professores qualificados. Inclusive, sou muito grato pelo apoio e confiança que a secretaria de esportes do município deposita no nosso esporte, sempre ajudando os atletas locais a disputarem competições importantes”, reconhece.

Esporte é saúde

Secretária Municipal de Turismo e Esportes de Itaguaí, Fernanda Spíndola Motta destacou a importância das atividades físicas, incluindo o Jiu-Jitsu, durante a pandemia, e revelou alguns projetos que a pasta trabalha para colocar em prática assim que as vacinas avançarem e tudo for normalizado.

“Diferente dos demais setores, que interromperam as atividades devido à pandemia, a Secretaria de Esportes prosseguiu com os projetos de Jiu-Jitsu, ginástica, funcional, pilates de solo, crossfit, zumba, funcional kids e futsal, seguindo as medidas preventivas contra a Covid-19, como o uso obrigatório da máscara, o distanciamento mínimo e disponibilidade de álcool em gel. Mantivemos tais atividades porque reconhecemos a importância de manter a saúde física e mental da população, principalmente neste período de isolamento”, frisa. “Com o avanço da vacinação em nosso município , acredito que, em breve, poderemos iniciar novas atividades, como hidroginástica, polo aquático e skate. Além disso, junto à Secretaria de Assistência Social, vamos iniciar projetos esportivos para portadores de necessidades especiais”.