Pronto para o Campeonato Europeu, ‘novo’ Rudson Mateus aponta: ‘Estou com um bom pressentimento’

Pronto para o Campeonato Europeu, ‘novo’ Rudson Mateus aponta: ‘Estou com um bom pressentimento’

Por Vitor Freitas

Com apenas dez atletas inscritos, a divisão meio-pesado é uma das mais categoria mais complicadas no primeiro torneio do ano da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), o Campeonato Europeu, que acontece nesta semana em Odivelas, Portugal.

Rudson Mateus, ao lado de Horlando Monteiro (Kimura) – atual campeão -, Lucas Hulk (Atos), Claudio Calasans (Atos) e Philippe Pomaski (Checkmat) são os cinco favoritos, sem contar com o jovem Gabriel Almeida, também da Checkmat, que pode surpreender.

Em entrevista exclusiva à TATAME, o aluno de Caio Terra analisou as expectativas para o seu segundo Europeu como faixa-preta, graduação que Rudson ostenta desde 2018.

“Esse ano será um ano no qual eu irei com mais experiência para os combates e vai ser muito divertido, pois eu estou com sede de vitória. A minha categoria é, sem dúvidas, uma das mais disputadas. Eu terei pela frente grandes lutadores e, logo de cara, enfrentarei o Calasans”, disse Rudson, que vem de boa participação no “King of Mats”, em Abu Dhabi.

“Eu acho que o torneio em Abu Dhabi foi um teste para mim. Por mais que eu não tenha saído com o melhor resultado, eu pude sentir o clima de competição antes do Europeu”.

A seguir, em poucas palavras, Rudson ainda resumiu a reposta de três perguntas do nosso repórter: jogo clássico, parte mental antes da competição e euforia dos fãs com a boa fase.

“Eu, na verdade, sempre gostei de jogar por cima, embora opte por lutar mais por baixo. Mas acredito que com minha evolução nos treinos e, principalmente, nas competições, eu me tornarei um futuro ‘passador nato’. Sobre os fãs, podem esperar de mim um novo Rudson. Para esse Europeu, eu estou com um bom pressentimento e acredito que eu saio da Europa com o ouro”, encerrou o jovem lutador, natural do estado do Amazonas.