TATAME
  • UFC
  • Jiu-Jitsu
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2017
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2018
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2019
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2021
    • BJJ Stars
    • BJJBET
  • MMA
    • Bellator
    • PFL
    • Brave
    • Bellator
    • One Championship
  • ADCC
    • ADCC 2017
    • ADCC 2019
    • ADCC 2022
  • Boxe
  • Caratê
  • Kickboxing
  • Judô
  • Muay Thai
  • Artigo
  • Código de Bônus
Sem resultado
Ver todos os resultados
TATAME
  • UFC
  • Jiu-Jitsu
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2017
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2018
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2019
    • Mundial de Jiu-Jitsu 2021
    • BJJ Stars
    • BJJBET
  • MMA
    • Bellator
    • PFL
    • Brave
    • Bellator
    • One Championship
  • ADCC
    • ADCC 2017
    • ADCC 2019
    • ADCC 2022
  • Boxe
  • Caratê
  • Kickboxing
  • Judô
  • Muay Thai
  • Artigo
  • Código de Bônus
Sem resultado
Ver todos os resultados
TATAME
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Mais lutas

Qual é a importância da rede social para um atleta? Especialista dá dicas fundamentais para uma boa gestão

por João Carlos Cavalcanti
31 de julho de 2020
em Mais lutas
Qual é a importância da rede social para um atleta? Especialista dá dicas fundamentais para uma boa gestão

Ex-campeão do UFC, José Aldo carrega o favoritismo para a luta deste sábado (Foto reprodução Instagram)

75
COMPARTILHAMENTOS
1.2k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

* No mundo globalizado de hoje em dia, as redes sociais são cada vez mais presentes – e importantes – na vida das pessoas, e com os atletas não seria diferente. Para abordar melhor o tema dentro do universo das artes marciais, conversamos com Marcelle Farias, CEO da OOPA Agência de Comunicação e Marketing, que falou sobre a importância das redes sociais na autopromoção dos lutadores e alguns pontos interessantes a serem explorados.

“As redes sociais, de fato, estão há cada dia mais presentes na vida da maioria da população e fazem parte da transformação digital. Acredito que os atletas não podem ficar de fora dessa revolução e percebo urgência em uma boa gestão do digital para a maioria deles. Os que conseguem se destacar saem na frente no mercado atual, principalmente na publicidade. Com uma boa rede social conseguimos transformar a marca de uma pessoa, nesse caso, de um atleta. A proposta do marketing digital é transformar esse atleta numa fonte de conhecimento e referência para o seu público. O atleta precisa se fazer presente – diariamente – e através dela construir um relacionamento confiável com seu público. Precisa agregar valor à sua marca e ser interessante para manter seguidores em suas redes sociais, fazendo dela uma ferramenta poderosa de marketing para alavancar sua carreira”, contou Marcelle, que ainda deu dicas de conteúdo, citando a importância da relação entre o atleta e seus fãs no dia a dia, demonstrando proximidade.

“Eu costumo dizer que eles podem gerar um conteúdo maior e melhor do que apenas fotos de treinos e exposição da sua luta em redes sociais. A audiência de um lutador deseja estar imersa e fazer parte do dia a dia dele. Podemos explorar rotina de alimentação, o que eles fazem no momento de descanso, compartilhar quais são as atividades que fazem com que ele tenha uma performance melhor dentro e fora dos tatames. Além de tudo ser um incentivador, e para isso fazemos um estudo da audiência desses seguidores – para entender quais conteúdos que o atleta tem que farão com que ele desperte o desejo da audiência. Cada atleta tem uma característica própria e apelo diferente, mas esse estudo é mais complexo do que pensam”.

Na OOPA, Marcelle trabalha com o ex-campeão do UFC José Aldo, por exemplo, além de atuar com nomes como Ketlen Vieira – lutadora do UFC -, Michele Oliveira – faixa-preta de Jiu-Jitsu e atleta de MMA – a marca Kimonos Akira, entre outras personalidades, caso da atleta Tandara Caixeta, do Vôlei (veja no vídeo abaixo).

“O atleta ele pode e deve ser uma grande referência na vida das pessoas. É uma das maiores fontes de motivação. É possível explorar o seu comprometimento, a sua rotina de treinos, a forma com que as pessoas que lhe cercam auxiliam na evolução pessoal e profissional, e dividir informações sobre a modalidade em que atua. Além de tudo isso, eles possuem uma história de batalhas, vitórias e derrotas ao longo da estrada, e tudo isso pode se tornar importante e relevante pra audiência uma vez que através de sua própria história é possível reforçar seus valores, motivar pessoas e cativar seus fãs diariamente. Em resumo considero um atleta uma grande fonte de referência e inspiração! O desejo de vencer, de fato, vai ser o conteúdo de maior valor que vai fazer com que o fã acompanhe a sua jornada”, aconselhou.

Confira outras dicas com Marcelle Farias:

– Como saber qual é o tipo de conteúdo ideal para a sua rede social

Primeiro de tudo, eu diria que conteúdos rasos estão cada dia mais ultrapassados, a postagem apenas de uma foto está ficando de fato pra trás. É preciso ter conteúdo! Isso é um fator de grande relevância para o digital. Outro fator importante é ter uma rede boa de relacionamento, consolidar bem suas parcerias e que elas tenham relação com o seu nicho. Isso fará com que ele alcance mais pessoas e tenha seguidores fieis. E por fim, uma recomendação que dou é a interação com os seus seguidores. Uma das coisas que muitos pecam é o fato de deixar os seguidores sem resposta. É importante criar uma conexão duradoura com eles pois um atleta, quando quero, é capaz de transformar diversas vidas através dos seus incentivos.

– Em termos financeiros, como ter uma boa rede social ajuda

Eu faço sempre uma análise sobre organização. O que é organização para cada um de nós? Temos olhares diferentes mas, em linhas gerais, todos se sentem bem quando encontram e chegam numa “casa organizada”, certo? Partindo desse princípio, se faz necessário começar um planejamento nas redes sociais. Interações nos stories, por exemplo, possibilita saber o que os seguidores querem assistir. Também existem diversas ferramentas gratuitas como Google, por exemplo, que pode auxiliar os atletas a saber quais conteúdos estão em evidência no seu nicho, aplicativos gratuitos de edição de vídeo, assim como para edição de imagens. É possível começar a gerenciar a rede de forma mais profissional e começar a despertar atenção de patrocinadores, agregar valor em tudo que fizer, isso se torna fundamental. A longo prazo ele vai conseguir uma relevância maior e de forma sólida captar patrocinadores e fechar parcerias, gerando imediatamente uma receita financeira, inclusive com a monetização as suas redes sociais. E da mesma forma eu falo sobre a casa abandonada. Ninguém visita, ninguém chama as pessoas para conhecer. Uma rede social precisa diariamente de interação, publicações e conteúdo relevante. Precisa ser alimentada!

– Qual a importância de se atuar em mais de uma plataforma

O Instagram quando iniciou era uma ferramenta apenas para publicação de foto e hoje se tornou um lugar onde conseguimos agregar valor nos negócios. Mas a gente brinca dizendo que se der a louca no ‘Tio Mark’ e ele deletar o Instagram, como vai ser a vida dessas pessoas? E é diante disso que eu ratifico a importância de estarmos em todas as plataformas. Facebook, blog site, Linkedin, Twitter, entre outras. Logicamente, cada uma delas comunica de um jeito diferente, mas quem não é visto não é lembrado. É importante ter em mente que se o Instagram acabar amanhã, não será o fim de um trabalho construído a longo prazo. As redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros, seja para lazer ou trabalho, e precisamos conhece-las.

https://tatame.com.br/wp-content/uploads/2020/07/VID-20200722-WA0091.mp4

 

Você também deve gostar de...

Filho do Rei Zulu, Zuluzinho, aos 44 anos, é derrotado em luta com fato curioso; saiba mais

Jake Paul anuncia data da luta contra Tommy Fury no tradicional Madison Square Garden; confira

Piloto de automobilismo, Rafael Soares aposta no Muay Thai como preparação para brilhar nas pistas

* Por Diogo Santarém

Tags: D3DicasgestãoJiu-JitsuJosé AldoMarcelle FariasMarketingMMAOOPAOOPA Agência de Comunicação e Marketingrede social
Compartilhar30Tweetar19

João Carlos Cavalcanti

Notícias recomendadas

Filho do Rei Zulu, Zuluzinho, aos 44 anos, é derrotado em luta com fato curioso; saiba mais

por Yago Rédua
25 de junho de 2022
0
Zuluzinho foi derrotado no evento disputado na Rússia (Foto: Reprodução)

Um dos grandes personagens do Vale-Tudo e MMA brasileiro, Zuluzinho Martins, filho do icônico Rei Zulu, esteve em ação pelo Nashedelo Fight, em Moscou (RUS). O confronto foi...

Ler mais

Jake Paul anuncia data da luta contra Tommy Fury no tradicional Madison Square Garden; confira

por Yago Rédua
23 de junho de 2022
0
Jake Paul vai medir forças com Tommy Fury em Nova York (Foto: Divulgação)

Jake Paul já sabe quem será o seu próximo adversário no Boxe. A estrela das redes sociais, que vem se aventurando na nobre arte, anunciou nesta quinta-feira (23)...

Ler mais

Piloto de automobilismo, Rafael Soares aposta no Muay Thai como preparação para brilhar nas pistas

por Diogo Santarém
23 de junho de 2022
0
Rafael Soares treina Muay Thai para ajudar nas corridas (Foto arquivo pessoal)

Aos 27 anos, Rafael Soares é piloto de automobilismo e tem como grande sonho competir na Stock Car, uma das principais categorias do país. Para isso, vem investindo...

Ler mais

Dana White surpreende e diz que ‘libera’ Nate Diaz para enfrentar Jake Paul; Youtuber responde

por Mateus Machado
22 de junho de 2022
0
Possível luta entre Nate Diaz e Jake Paul foi "aprovada" por Dana White (Foto: Reprodução)

Sem especificar se duelo aconteceria no UFC ou no Boxe, Dana White afirma que Nate Diaz x Jake Paul é uma luta que "faz sentido"; veja

Ler mais

Mike Tyson se mostra disposto a enfrentar Jake Paul no Boxe: ‘Tem que acontecer este ano’

por Mateus Machado
22 de junho de 2022
0
Mike Tyson falou da possibilidade de fazer uma luta de Boxe contra Jake Paul (Foto: Reprodução)

Lenda do Boxe, Mike Tyson faz elogios a Jake Paul e se mostra disposto a fazer uma luta contra o Youtuber ainda este ano; confira

Ler mais
Próximo post
Coluna da Arte Suave: Jiu-Jitsu e a polêmica envolvendo o uso de substâncias proibidas; leia e deixe a sua opinião

Coluna da Arte Suave: Jiu-Jitsu e a polêmica envolvendo o uso de substâncias proibidas; leia e deixe a sua opinião

Todos os direitos resevados © 2022 –  TATAME

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • UFC
  • Jiu-Jitsu
  • MMA
  • Boxe
  • Grappling
  • Judô
  • Kickboxing
  • Caratê
  • Muay Thai
  • Artigo
  • Código de Bônus

Todos os direitos resevados © 2022 –  TATAME

Usamos cookies no nosso site para proporcionar uma melhor experiência ao lembrar suas preferiencias e visitas repetidas. Clicando em “Aceitar todos”, você concorda em usar todos os cookies. No entanto, você pode acessar as "Configurações de Cookie" para controlar o consentimento.
Configurações dos CookiesAceitar todos os cookies
Administrar consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR