Quem é Jansen Gomes? Conheça a ‘cria’ do Cantagalo que destronou Tainan Dalpra no Mundial 2023
Jansen Gomes foi um dos principais destaques do Mundial de Jiu-Jitsu em 2023 (Foto: IBJJF)
Talentoso lutador originário do Morro do Cantagalo, em Ipanema (RJ), Jansen Gomes protagonizou um momento inesquecível no Mundial de Jiu-Jitsu de 2023, realizado no começo de junho. O carismático “Nenego” sacudiu a Pirâmide em Long Beach, na Califórnia (EUA), ao derrotar o então bicampeão mundial Tainan Dalpra, assumindo o posto de destaque da categoria peso-médio.
Como integrante da equipe Checkmat, Jansen se tornou o primeiro atleta a vencer Tainan Dalpra em competições da IBJJF na faixa-preta. Essa conquista interrompeu a impressionante sequência invicta de 64 lutas do habilidoso lutador da Art of Jiu-Jitsu nas competições da federação.
A final da categoria peso-médio reuniu duas jovens estrelas com trajetórias completamente opostas, mas com um objetivo comum. Criado na comunidade do Cantagalo, o carioca de 21 anos foi moldado por meio do projeto social de sua equipe. Seu início no esporte foi influenciado pelo irmão mais velho, Jonata, onde também seguiu os exemplos de sucesso do pai, o professor Antônio Carlos “Bode”, e de seus irmãos campeões, Ricardo e Leonardo Vieira. Ao longo de sua jornada, “Nenego” acumulou medalhas de ouro até finalmente alcançar a almejada faixa-preta, conquistada ao vencer o Mundial de 2021 na faixa marrom.
Por outro lado, o catarinense Tainan Dalpra, de 22 anos, mudou-se durante a adolescência para Costa Mesa, na Califórnia, com o objetivo de aproveitar o conhecimento dos renomados irmãos Rafael e Guilherme Mendes na Art of Jiu-Jitsu, visando aprimorar suas habilidades.
O impressionante currículo de catarinense nas faixas coloridas se repetiu na faixa-preta, consolidando-o como um dos grandes expoentes do Jiu-Jitsu. Logo em seu primeiro mundial na elite, Tainan conquistou o ouro ao vencer Isaque Bahiense por 8 a 6 na final. Na edição seguinte, ele dominou a divisão, conquistando o bicampeonato ao finalizar Andy Murasaki com um estrangulamento utilizando a lapela na decisão.
O feito de Jansen Gomes se torna ainda mais notável pelo fato de ele não ser apontado como o principal candidato a interromper a hegemonia de Tainan Dalpra. Era esperado que Tye Ruotolo, aluno de André Galvão, fosse o responsável por essa façanha. No entanto, “Nenego” surpreendeu a todos. Nas semifinais, ele venceu Ruotolo por 4 a 0, conseguindo duas quedas contra o lutador americano, e garantiu seu lugar na grande final.
Após inúmeros confrontos nas categorias de faixas coloridas, o campeão Tainan e o desafiante Jansen se encontraram novamente na decisão do campeonato mais importante do mundo, agora na faixa-preta. A tensão era palpável nos instantes que antecederam o tão aguardado combate. Quando a luta foi iniciada, Jansen impôs um ritmo avassalador e conquistou duas vantagens ao se aproximar das costas de Tainan. A energia contagiante do carioca reverberou pela Pirâmide, e a plateia presente fez o ginásio tremer.
Após sair na frente, Tainan utilizou sua técnica apurada na tentativa de reverter a situação a seu favor. No entanto, “Nenego” seguiu sua intuição e frustrou as investidas de seu adversário. A determinação e a vontade de Jansen superaram o enigmático jogo de Tainan.
Diante de números impressionantes, Tainan parecia invencível para seus oponentes. No entanto, “Nenego” o humanizou. Além de uma vitória impressionante sobre Tye Ruotolo, Jansen Gomes alcançou o que parecia improvável. Agora, ele se junta ao seleto grupo de campeões nessa categoria, que inclui nomes como Marcelinho Garcia, André Galvão e Fernando Tererê, a mais famosa cria do Cantagalo, que se consagraram no passado.