Ralph Gracie celebra crescimento do Jiu-Jitsu, mas pondera: ‘E a defesa pessoal?’

Ralph Gracie celebra crescimento do Jiu-Jitsu, mas pondera: ‘E a defesa pessoal?’

Por Yago Rédua

Membro da grande família Gracie, Ralph Gracie é um importante faixa-preta e que defende a bandeira da defesa pessoal. O ex-lutador conversou com à TATAME e apontou para a evolução da modalidade nos últimos anos. Segundo o casca-grossa, houve uma expansão do Jiu-Jitsu, o que foi favorável para o crescimento e a evolução, mas ele fez uma ressalva.

“Se você for olhar o Jiu-Jitsu de 40 anos atrás, de 30 anos, não é nem a metade. Hoje é bem diferente. Era algo mais elitizado, na Barra (da Tijuca), Copacabana, hoje está no mundo inteiro. A quantidade de praticantes de Jiu-Jitsu hoje é enorme. Acha que a única coisa que falta atualmente é focar mais na parte de defesa pessoal”, apontou Ralph.

Seguindo esta linha de raciocínio a respeito da falta de instrução sobre defesa pessoal nas academias, o faixa-preta foi pontual ao citar o “abandono” dessas técnicas hoje em dia.

“Foi isso, a competição. As pessoas estão mais olhando a parte do que você pode ganhar e os prêmios, não o que você pode ganhar na vida. Infelizmente, você olha os lutadores, o cara é um faixa-preta, um campeão mundial e não sabe sair de uma gravata diferente. O cara agarra pela costas e vai dar um rolamento pelo chão? Acho que isso é o que falta hoje em dia, mais defesa pessoal dentro do Jiu-Jitsu que acompanhamos”, encerrou Ralph.