Primeira etapa do Ranking Estadual de MMA Amador do Rio de Janeiro acontece no fim de abril, na DC Fighters
Para todos os lutadores e equipes do estado do Rio de Janeiro, vem aí a primeira etapa do Ranking Estadual de MMA Amador. Organizado em parceria entre a CBMMAD (Confederação Brasileira de MMA Desportivo) e a FMMAD-RJ (Federação de MMA Desportivo), o torneio irá acontecer no dia 30 de abril, na sede da DC Fighters, na Taquara (RJ).
Ao todo, o Ranking Estadual de MMA Amador 2022 será dividido em quatro etapas, com uma delas – o Campeonato Carioca – marcada para edição do DC Pro. No fim da temporada, as pontuações vão ser somadas e os grandes campeões definidos.
“A expectativa é a melhor possível. Esse é um projeto antigo nosso, que vem desde o surgimento da FMMAD-RJ, mas quando íamos lançar o primeiro calendário, veio a pandemia e não conseguimos dar sequência. Agora estamos reativando o projeto e criando esse ranking para dar mais oportunidade para os atletas que estão começando no mundo do MMA”, disse Daniel Cabral, presidente da federação e responsável pelo evento DC Pro.
“A ideia do ranking, na verdade, surgiu através da CBMMAD, liderada por Carlão Barreto e Rogério Minotouro. Eles queriam fazer uma seleção de cada estado para ter um parâmetro melhor dos atletas que lutam MMA amador, e o Rio de Janeiro não podia ficar fora desse processo. O ranking vai nos ajudar a identificar quem são os melhores atletas de cada categoria do nosso estado, além de dar oportunidades para que eles cheguem aos grandes eventos”, completou.
Além disso, outro grande objetivo com o Ranking Estadual de MMA Amador é formar uma seleção carioca de olho no Campeonato Mundial de MMA Amador, que ocorre anualmente em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Daniel Cabral explicou:
“Queremos formar uma seleção carioca bem forte para participar da seletiva nacional. Nossa meta é entrar na seleção brasileira para, futuramente, lutar o Campeonato Mundial em Abu Dhabi. Para isso, precisamos reunir os melhores atletas do Rio de Janeiro”.
Ainda segundo Daniel, a expectativa é de que a primeira etapa do Ranking Estadual de MMA Amador conte com 50 lutas de categorias diferentes, no masculino e feminino. A competição, vale citar, será aberta para qualquer lutador e equipe do Rio de Janeiro, com a inscrição (no valor de R$ 90) sendo feita diretamente com a organização pelo telefone: 21 96438-8753.
“Vamos montar uma estrutura de primeira, com todo suporte e conforto necessário para os atletas. Apesar de amadores, queremos que eles se sintam como profissionais. Teremos também uma pequena área para o público, com alguns ingressos à venda, mas transmissão das lutas ao vivo pela internet para todos poderem assistir”, encerrou o responsável.