Rayron Gracie critica ‘trash talking’ e opina sobre postura de Gordon Ryan: ‘O Jiu-Jitsu dele já fala tão alto que não precisava agir assim’

* Popular no Boxe e MMA, o trash talking também vem ganhando destaque dentro do Jiu-Jitsu, especialmente com o crescimento dos eventos de lutas casadas. Em entrevista à TATAME, Rayron Gracie, filho da fera Ryan Gracie, comentou que não acha correto essa prática, adotada por alguns lutadores de arte suave.
- Galvão se pronuncia após confusão com Gordon Ryan, o perdoa e revela razão de não revidar agressões
- Vídeo: Galvão e Gordon se desentendem nos bastidores, e americano acerta tapa na cara do brasileiro
- Tererê, Anderson Silva e mais: brasileiros saem em defesa de Galvão após ‘confusão’ com Gordon Ryan
“Está virando uma espécie de MMA. Sou totalmente contra isso, acho que o Jiu-Jitsu é uma arte de respeito. A vida já é difícil o bastante para ficarmos xingando os outros. O argumento que eu escuto muito é que isso serve para fazer dinheiro, eu acho um argumento fraco. Pra mim, não se justifica. É uma atitude de quem não tem consciência”, analisou Rayron, que mora nos Estados Unidos e treina na academia do tio Renzo Gracie.
Um atleta que adotou o trash talking é Gordon Ryan, atual campeão absoluto do ADCC – maior torneio de luta agarrada do mundo – e para muitos o melhor lutador No-Gi do momento. O americano treina com Rayron em Nova York (EUA), e o faixa-roxa respondeu sobre esse estilo do seu companheiro de tatame.
“Eu acho que ele é um atleta excepcional, os títulos dele falam por si. Não tem como questionarmos as conquistas dele, acho até engraçado, que ele é um cara extremamente educado, nunca vi faltar com respeito com ninguém. Só que ele tem esse jeito na internet. Como disse, algo que eu não apoio. Cada pessoa faz o que quiser, mas acho que é desnecessário. No mínimo, ele fala e faz. Vemos muitos que falam e não fazem. O Jiu-Jitsu dele já fala tão alto, acho que não precisava falar tanto assim”, concluiu Rayron Gracie.
Assista à entrevista na íntegra abaixo:
* Por Yago Rédua