Rayron Gracie critica ‘trash talking’ e opina sobre postura de Gordon Ryan: ‘O Jiu-Jitsu dele já fala tão alto que não precisava agir assim’

Rayron Gracie critica ‘trash talking’ e opina sobre postura de Gordon Ryan: ‘O Jiu-Jitsu dele já fala tão alto que não precisava agir assim’

* Popular no Boxe e MMA, o trash talking também vem ganhando destaque dentro do Jiu-Jitsu, especialmente com o crescimento dos eventos de lutas casadas. Em entrevista à TATAME, Rayron Gracie, filho da fera Ryan Gracie, comentou que não acha correto essa prática, adotada por alguns lutadores de arte suave.

“Está virando uma espécie de MMA. Sou totalmente contra isso, acho que o Jiu-Jitsu é uma arte de respeito. A vida já é difícil o bastante para ficarmos xingando os outros. O argumento que eu escuto muito é que isso serve para fazer dinheiro, eu acho um argumento fraco. Pra mim, não se justifica. É uma atitude de quem não tem consciência”, analisou Rayron, que mora nos Estados Unidos e treina na academia do tio Renzo Gracie.

Um atleta que adotou o trash talking é Gordon Ryan, atual campeão absoluto do ADCC – maior torneio de luta agarrada do mundo – e para muitos o melhor lutador No-Gi do momento. O americano treina com Rayron em Nova York (EUA), e o faixa-roxa respondeu sobre esse estilo do seu companheiro de tatame.

“Eu acho que ele é um atleta excepcional, os títulos dele falam por si. Não tem como questionarmos as conquistas dele, acho até engraçado, que ele é um cara extremamente educado, nunca vi faltar com respeito com ninguém. Só que ele tem esse jeito na internet. Como disse, algo que eu não apoio. Cada pessoa faz o que quiser, mas acho que é desnecessário. No mínimo, ele fala e faz. Vemos muitos que falam e não fazem. O Jiu-Jitsu dele já fala tão alto, acho que não precisava falar tanto assim”, concluiu Rayron Gracie.

Assista à entrevista na íntegra abaixo:   

* Por Yago Rédua