Recuperada de lesão, Rose Volante detalha tratamento e avisa: ‘Quero ser campeã mundial mais uma vez’
Primeira brasileira campeã mundial de Boxe, Rose Volante vem passando por um momento de recomeço em sua carreira. Após perder para Katie Taylor em março de 2019, em duelo que unificou os cinturões da WBA (Associação Mundial de Boxe), IBF (Federação Internacional de Boxe) e WBO (Organização Mundial de Boxe), Rose fez sua última luta em dezembro do ano passado, quando derrotou Hallana dos Santos na decisão unânime. Em entrevista, falou sobre o retorno triunfal e as lições que tirou do combate diante de Hallana.
“O meu retorno ao Boxe foi após a Taylor ter me vencido e eu ficar 1 ano e 9 meses sem lutar. Lutei com a Hallana dos Santos, uma adversária dura, que valorizou muito o combate. Fiquei feliz com essa oportunidade que o Boxing For You X forneceu para a gente. Eu consegui voltar aos ringues após quase dois anos e foi um sentimento inexplicável. No Boxe, a gente costuma dizer que, ou nós ganhamos ou a gente aprende. Eu aprendi, tirei lições importantes e fiquei bem animada com o resultado que obtive”, relembrou a lutadora.
A volta às competições com vitória, no entanto, acabou levando um “balde de água fria” logo na sequência. Isso porque, no início de 2021, Rose Volante se lesionou durante um treinamento e precisou passar por um longo período de recuperação. A brasileira voltou aos treinos recentemente, graças ao auxílio de profissionais e também por uma técnica conhecida como electroestimulação de corpo inteiro (WB-EMS), que acelerou o processo para que a atleta pudesse retomar, aos poucos, suas atividades de olho em lutar novamente.
“Em janeiro, eu tive uma luxação no ombro durante um treino. Minha lesão foi uma luxação acromioclavicular, que me impossibilitou de muitos movimentos. Foram meses de tratamento com fisioterapia e medicina regenerativa e, com isso, me afastei dos treinos para cuidar do meu corpo. Pude contar com toda a estrutura da clínica INOR, que fica em Santos (SP). Meu ortopedista, Dr. Cássio, em conjunto com a Dra. Queila, da Fisiotrends, não mediram esforços para que eu me recuperasse logo. Também faço electroestimulação muscular de corpo inteiro na WiemsPro Brasil. Foi muito importante pra mim, porque é uma forma de potencializar os resultados e otimizar meu tempo, de trabalhar o corpo todo sem gerar um impacto nas articulações. Isso tem me ajudado bastante neste retorno aos treinamentos”, destacou Rose.
Recuperada, a brasileira agora deseja voltar a lutar. Porém, até o momento, ela segue aguardando a definição de uma data e adversária. Atualmente com 39 anos, Rose Volante garantiu estar motivada para alçar voos ainda maiores na modalidade, deixando claro o seu objetivo de ser campeã mundial novamente.
“Sigo me preparando para lutar, porém, não temos nenhuma data certa. Mas posso dizer, seguramente, que tenho treinado firme para estar pronta. Minha trajetória no Boxe foi marcada por muita perseverança, resiliência e um desejo enorme de ser campeã do mundo. Sou muito grata por tudo que o Boxe me proporcionou, mas minha história ainda não acabou e seguirei buscando ser campeã do mundo novamente. Meu empresário, Pepe Altstuti, faleceu esse ano, mas o trabalho continua. Temos metas e sonhos a cumprir”.