De disputa de cinturão ao exército: relembre a carreira do recém-aposentado Zumbi Coreano
Jung Chan-Sung, o Zumbi Coreano, deixa o MMA aos 36 anos e com 25 lutas como profissional

Chan Sung Jung o "Zumbi Coreano", se aposentou do MMA após derrota por nocaute para Max Holloway (Foto: Reprodução/Instagram)
O UFC Singapura foi o palco da última apresentação do “Zumbi Coreano” no MMA. O peso-pena Jung Chan-Sung decidiu pendurar as luvas após ser nocauteado por Max Holloway no último sábado (26), aos 36 anos. O sul-coreano iniciou sua carreira em 2007, aos 20 anos, quando venceu Hyung-Geol Lee em um evento local. O agora ex-lutador ficou por cerca de dois anos lutando em eventos asiáticos até chegar ao extinto WEC em 2010.
A estreia do “Zumbi Coreano” no WEC foi com derrota por decisão dividida para o americano Leonard Garcia em batalha insana, que foi escolhida com a “luta da noite” do WEC 48. O card teve o histórico confronto entre José Aldo e Uriah Faber na luta principal, além de nomes como Benson Henderson, Donald Cerrone, Anthony Pettis em ação mesma noite. Após a fusão do WEC com o UFC, Chan-Sung teve o mesmo adversário da estreia do WEC no Ultimate. Desta vez, o sul-coreano venceu a revanche contra Leonard Garcia por finalização, que lhe rendeu o bônus de finalização da noite.
O “Zumbi Coreano” embalou no Ultimate e venceu mais duas lutas após a estreia, com direito a três bônus por suas performances. Ele bateu Mark Hominick por nocaute, em 2011, e Dustin Poirier por finalização em 2012. Com isso, o asiático recebeu sua primeira chance de disputa de cinturão no UFC. Em 2013, o sul-coreano veio até o Brasil e foi derrotado pelo então campeão José Aldo por nocaute no quarto round no UFC 163. Após a luta, Chan-Sung se afastou do MMA para cumprir o serviço militar obrigatório em seu país.
O peso-pena só voltaria competir quatro anos mais tarde, onde enfrentou Dennis Bermudez e venceu por nocaute no primeiro round. Depois disso, o “Zumbi Coreano” alternaria resultados positivos e negativos na organização. Derrotas para Yair Rodriguez e Brian Ortega. No entanto, as vitórias sobre Renato Moicano, Frankie Edgar e Dan Ige o credenciaram novamente a uma nova chance de disputa de cinturão.
Chan-Sung enfrentou o atual campeão Alexander Volkanovski no UFC 273, em 2022, e foi nocauteado pelo australiano no quarto round. No último sábado (26), O “Zumbi Coreano” travou sua última “guerra” no octógono, mas sucumbiu ao ex-campeão Max Holloway ao ser nocauteado no terceiro round.
Aos 36 anos, o sul-coreano fez 25 lutas como profissional no MMA, venceu 17 vezes – sendo seis nocautes e oito finalizações – e foi derrotado em oito oportunidades. No UFC, foram sete vitórias e cinco derrotas, onde faturou nove bônus de performance por suas lutas.
Ver essa foto no Instagram

Chan Sung Jung o “Zumbi Coreano”, se aposentou do MMA após derrota por nocaute para Max Holloway na luta principal do UFC Singapura (Foto: Reprodução/UFC)