Renzo Gracie explica briga com americano no metrô de Nova York e diz: ‘Ele aprendeu a lição’

Renzo Gracie explica briga com americano no metrô de Nova York e diz: ‘Ele aprendeu a lição’

No início deste mês, um vídeo de Renzo Gracie – um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu e do Vale Tudo mundial – brigando com outro homem em uma estação de metrô de Nova York, nos Estados Unidos, viralizou.

Na ocasião, a página Chock Lab noticiou que Renzo teria sido ofendido pelo americano por falar em português com um amigo. “Fale em inglês aqui”, disse o homem não identificado. Os dois bateram boca e acabaram indo para as vias de fato, com o Gracie aplicando um estrangulamento.

Cerca de dez dias após o ocorrido, Renzo Gracie falou a respeito em entrevista à reportagem da Ag Fight durante o ADCC 2022. O faixa-preta de Jiu-Jitsu confirmou que sofreu xenofobia por falar em português e que ensinou uma lição ao americano.

“O cara veio me agredir, dizer que eu tinha que falar em inglês, que não podia falar português. Acabei me atracando com ele, segurei, dominei e apliquei o estrangulamento. Ele gritava: ‘Estou com falta de ar’. Eu respondi: ‘Só pede desculpa que eu alivio’. Demorou não, foi rápido (pra ele se desculpar). Disse para ele: ‘Você tem que gritar, porque você me ofendeu alto, então vai ter que pedir desculpas alto também’. Aí ele gritava: ‘Desculpa’. Eu falei: ‘Está desculpado, aperta minha mão e acabou a brincadeira’. Agora você é meu amigo (risos). Não (não dei nenhum soco), para quê? Tenho mãos delicadas, de artista (risos)”, explicou Renzo, que ainda completou sobre a importância da arte suave:

“Sem dúvida nenhuma (essa é a premissa do Jiu-Jitsu). Se não tem necessidade de você bater (não faça). Ele parecia um garoto novo, só que era bobo, inseguro, que queria empurrar a opção dele de dizer o que eu tinha que ser ou fazer. Agora ele aprendeu a lição, acho que nunca mais vai fazer isso com ninguém”, afirmou.

Atualmente aos 55 anos, Renzo Gracie lidera uma academia com o seu próprio nome em Nova York (EUA), de onde saíram vários campeões de Jiu-Jitsu e grappling. Já sua última luta profissional aconteceu em 2018, quando o Gracie finalizou Yuki Kondo com um mata-leão pelo ONE Championship.

Saiba mais sobre Renzo Gracie, aqui