UFC programa Adesanya x Whittaker II para janeiro; Yan e Sandhagen disputam título interino

UFC programa Adesanya x Whittaker II para janeiro; Yan e Sandhagen disputam título interino

A aguardada revanche entre Israel Adesanya e Robert Whittaker em disputa de cinturão peso-médio já tem uma data definida para acontecer. Os dois lutadores ainda não assinaram contrato, mas possuem um acordo verbal para que o confronto aconteça no card do UFC 270, marcado para o dia 22 de janeiro, ainda sem local definido pela organização. A informação foi confirmada pelo site “Combate” na última terça-feira (28).

Atual campeão da divisão 84kg, Adesanya enfrentou Whittaker pela primeira vez em outubro de 2019. Na ocasião, na luta principal do UFC 243, o nigeriano saiu vencedor por nocaute no segundo round e conquistou o título dos médios. Em sua última apresentação, em junho, o “Stylebender” derrotou Marvin Vettori na decisão unânime após cinco rounds de combate. Já Whittaker, desde o revés para Israel Adesanya, emplacou três vitórias em sequência, sobre Darren Till, Jared Cannonier e, por último, Kelvin Gastelum, em confronto que aconteceu no mês de abril.

Sandhagen substitui Sterling e enfrenta Yan por título interino

O UFC 267, marcado para o dia 30 de outubro, em Abu Dhabi (EAU), contou com mudanças importantes. Inicialmente, o atual campeão peso-galo, Aljamain Sterling, enfrentaria Petr Yan em revanche. No entanto, sem liberação médica por não ter se recuperado totalmente de uma cirurgia realizada em abril, o detentor do título não terá condições de lutar no card. Com isso, o Ultimate agiu rapidamente e escalou Cory Sandhagen para substitui-lo. Com isso, de acordo com declaração do presidente da organização, Dana White, à ESPN americana, o combate entre Sandhagen e Yan vai colocar o cinturão interino da categoria em jogo.

Atual número 1 do peso-galo, Petr Yan é ex-campeão e vem de derrota justamente para Aljamain Sterling, em março. Antes do revés, que lhe custou o cinturão, o russo, de 28 anos, vinha embalado por sete vitórias consecutivas no Ultimate. Já Cory Sandhagen ocupa atualmente a terceira posição entre os melhores da divisão até 61kg e vem de derrota por decisão dividida para o ex-campeão TJ Dillashaw, em julho. Antes disso, o americano acumulou triunfos sobre Marlon Moraes e Frankie Edgar, respectivamente.

Luta de brasileira contra Holm é promovida à luta principal

Marcado para acontecer no dia 16 de outubro, o UFC Vegas 40 tem uma nova luta principal. Com a saída de Miesha Tate do combate contra Ketlen Vieira, a companhia confirmou que o card agora terá como main event o confronto entre Holly Holm e Norma Dumont, válido pela categoria peso-pena. Ex-campeã dos galos, a americana vem de duas vitórias em sequência, sobre Raquel Pennington e Irene Aldana, respectivamente. A brasileira, que perdeu apenas uma luta em sua carreira no MMA, também superou suas duas últimas adversárias, Ashlee Evans-Smith e Felicia Spencer.