Ribamar exalta ouro duplo no Mundial da SJJIF e projeta Mundial No-Gi: ‘Tenho muito a evoluir ainda’

Ribamar exalta ouro duplo no Mundial da SJJIF e projeta Mundial No-Gi: ‘Tenho muito a evoluir ainda’

Manuel Ribamar, 25 anos, foi um dos faixas-preta mais aplaudidos durante o Mundial da Sport Jiu-Jitsu International Federation (SJJIF), realizado no último fim de semana, em Long Beach, na Califórnia (EUA). O jovem lutador conquistou o ouro duplo na competição, sendo campeão na sua divisão de peso com quimono e também na categoria sem o pano.

O atleta, que representa a Unity Jiu-Jitsu e a Rodrigo Pinheiro Academy, primeiro dominou a categoria meio-pesado de quimono. Depois, no domingo, saiu vitorioso lutando o No-Gi.

“Daria uma nota 7 para minha atuação. Sinto que tenho muito a evoluir ainda. É apenas o começo de onde posso chegar no Jiu-Jitsu. Na final de quimono, contra o Gabriel Almeida, eu ganhei por 3 a 0, ao passar a guarda. Já na final sem quimono, contra um atleta americano, eu finalizei em um leglock bem justo, saindo da guarda aberta. O segredo é saber aonde você quer chegar, treinar como um campeão treina. A cabeça tem que ser o maior foco, não só tê-la forte, mas o que me ajudou muito foi aproximar mais de Deus”.

Nesse segundo semestre, após o Mundial da IBJJF, Manuel já acumula mais de dez medalhas de ouro. As vitórias estão o preparando para o seu objetivo maior, em dezembro, que é vencer o Mundial No-Gi da IBJJF, marcado para Long Beach, na Califórnia (EUA).

“Meus treinos para o Mundial No-Gi são terça e quinta-feira. Faço bastante rounds e posições específicas de ‘scramble’, onde é possível trocar posições que puxam sua resistência e gás. Vou continuar assim, pois sinto meu corpo respondendo bem aos treinamentos e em tempo bom de posição. Quero chegar com tudo pra vencer”, encerrou.

Veja o duelo que valeu o ouro sem quimono para Manuel: