Rickson Gracie ou Gordon Ryan? Jornalista manda a real sobre comparação: ‘Não tem referência’

Em participação no podcast 'Connect Cast', Marcelo Alonso deu sua opinião de quem foi melhor entre Rickson Gracie e Gordon Ryan

Rickson Gracie ou Gordon Ryan? Jornalista manda a real sobre comparação: ‘Não tem referência’

Em participação no podcast 'Conect Cast', o jornalista Marcelo Nunes opinou sobre quem é maior no Jiu-Jitsu, Rickson Gracie ou Gordon Ryan (Foto: Reprodução/Instagram)

O jornalista Marcelo Alonso, especialista em artes marciais, participou recentemente do podcast “Connect Cast“, onde falou sobre a comparação entre Gordon Ryan, maior nome do grappling na atualidade, com a lenda do Jiu-Jitsu Rickson Gracie, para muitos o maior nome na história da arte suave de todos os tempos. Marcelo foi direto e classificou Rickson como “rei” absoluto.

“O Rickson era até curioso, que eu vivi isso. Eu vivi dentro da Carlson Gracie, eu ficava na casa dele em Los Angeles nesses tempos, então eu vi uma coisa muito curiosa, o Carlson criou eles para não admirar o Rickson. A gente não tem referência do que era o Rickson hoje, só quem viveu. Ah, Gordon Ryan, ele é um cara polêmico, mas o Rickson Gracie é o ‘rei’ absoluto do Jiu-Jitsu. Ele estava uns três patamares acima, hoje a gente não tem isso”, declarou Marcelo Alonso.

Rickson Gracie tem hoje 63 anos e é faixa-vermelha de Jiu-Jitsu. Membro da lendária família Gracie, o brasileiro tem um cartel invicto no MMA, com 11 vitórias, todas elas por finalização ou nocaute. Embora essa seja o número oficial registrado na carreira, o carioca afirma ter mais de 450 vitórias em sua trajetória no Vale-Tudo. Sua última luta foi em 2000, contra Masakatsu Funaki, pelo C2K: Coliseu no Japão, e finalizou o rival com um mata-leão no primeiro round.

Estrela do grappling na atualidade, Gordon Ryan tem 27 anos de idade e está sem perder uma luta na modalidade desde maio de 2018. O americano competiu pela última vez em dezembro do ano passado, quando venceu Nick Rodriguez no card do UFC Fight Pass Invitational 3. Em fevereiro, o americano tinha luta marcada contra Felipe Preguiça no “Who’s Number One”, mas desistiu do combate faltando poucos dias para o mesmo, alegando problemas de saúde.

Saiba mais sobre Rickson Gracie e Gordon Ryan, aqui