Rockhold e Romero lideram UFC 221, mas apenas americano disputa cinturão interino

Rockhold e Romero lideram UFC 221, mas apenas americano disputa cinturão interino

Em meio aos blocos e foliões no Brasil, o Ultimate desembarca do outro lado do mundo, em Perth, na Austrália, para a realização do UFC 221. Na luta principal, apenas Luke Rockhold vai ter a chance de disputar o cinturão interino dos médios. Yoel Romero não atingiu o limite da categoria, ficou inicialmente 1,4kg acima e, após duas horas de sauna, registrou 1,2kg na balança e perdeu a chance de disputar o título, embora a luta esteja confirmada pela franquia. Apenas um brasileiro vai fazer parte do card, o peso-mosca Jussier Formiga.

Luke Rockhold tem favoritismo para duelo contra Yoel Romero no UFC 221; saiba

Vale cinturão interino

Programado para enfrentar Robert Whittaker, Rockhold viu o campeão adoecer por conta de uma infecção por estafilococo no estômago e Romero ser tornar o adversário. O ex-campeão perdeu o cinturão em junho de 2016 para Michael Bisping e, desde então, só lutou uma vez, ao conquistar um nocaute técnico sobre David Branch, no UFC Pittsburgh. Ao saber que o cubano não havia batido o peso, o atleta da AKA disparou: “Eu sou profissional, levo isso a sério sob todos os aspectos”, apontou.

Dana revela infecção de Whittaker e diz sobre saúde do campeão: ‘Estado grave’

Já o cubano não sobe ao octógono desde julho de 2017, quando foi superado exatamente pelo campeão Whittaker. Na ocasião, os dois disputavam também o título interino dos médios. Antes de conhecer a primeira derrota no UFC, “Soldier of God” acumulava nove vitórias seguidas na organização. Na segunda tentativa, sem sucesso para bater o peso, Romero pediu desculpas.

72 3

Yoel Romero teve duas oportunidades para bater o peso e não conseguiu (Foto: Getty Images)

“Não tenho desculpas. Estou aqui para enfrentar esse cara, vou enfrentar esse cara. Eles me ligaram muito em cima da hora, cortei o peso, mas não deu. Vou voltar pra sauna pra perder o peso excedente e vou estar aqui amanhã para lutar novamente”, disse Yoel.

Destaques do card principal

O co-main event do UFC 221 será um encontro de pesados. Mark Hunt, neozelandês, mede forças com Curtis Blaydes. Ainda na divisão até 120kg, Tai Tuivasa encara Cyril Asker. Na categoria dos meio-médios, Jake Matthews enfrenta Li Jingliang. Na abertura do card principal, Tyson Pedro e Saparbek Safarov duelam nos meio-pesados.

Brasileiro em ação na Austrália

Quarto colocado na divisão dos moscas, Jussier Formiga vai em busca da segunda vitória seguida no UFC. O adversário da vez é Ben Nguyen, oitavo colocado, que soma dois triunfos consecutivos. O embate acontece no card preliminar do UFC 221. Na pesagem oficial, o brasileiro ficou 68g acima do limite da divisão – que é 57,2kg – e precisou da ajuda da toalha. Já o americano não teve problemas para bater o peso.

72 2

Jussier Formiga é o único representante do Brasil no card do UFC 221 (Foto: Getty Images)

CARD COMPLETO:

UFC 221
Sábado, 10 de fevereiro de 2018
Perth, na Austrália

Card principal

Yoel Romero derrotou Luke Rockhold por nocaute no 3R
Curtis Blaydes derrotou Mark Hunt por decisão unânime dos jurados
Tai Tuivasa derrotou Cyril Asker por nocaute técnico no 1R
Jake Matthews derrotou Li Jingliang por decisão unânime dos jurados
Tyson Pedro finalizou Saparbek Safarov com uma chave de kimura no 1R

Card preliminar

Dong Hyun Kim derrotou Damien Brown por decisão dividida dos jurados
Israel Adesanya derrotou Rob Wilkinson por nocaute técnico no 2R
Alex Volkanovski derrotou Jeremy Kennedy por nocaute técnico no 2R
Jussier Formiga finalizou Ben Nguyen com um mata-leão no 3R
Ross Pearson derrotou Mizuto Hirota por decisão unânime dos jurados
José Quiñonez derrotou Teruto Ishihara por decisão unânime dos jurados
Luke Jumeau derrotou Daichi Abe por decisão unânime dos jurados