Minotouro anuncia falha em antidoping e deixa card do UFC Winnipeg; saiba mais

Minotouro anuncia falha em antidoping e deixa card do UFC Winnipeg; saiba mais

Escalado para enfrentar Jared Cannonier no dia 16 de dezembro, pelo UFC Winnipeg, no Canadá, Rogério Minotouro foi retirado do combate. Na última quinta-feira (19), o peso-meio-pesado anunciou, através das suas redes sociais, que foi flagrado em um exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) por uso de diuréticos, substância geralmente utilizada para ajudar no corte de peso antes das lutas.

“Eu sempre joguei nas regras, sou um lutador veterano e estou no esporte há muito tempo; e eu quero sempre dar exemplo para os mais novos que se espelham na carreira que eu construí e jamais iria me envolver com algo ilícito para melhorar a minha performance ou ganhar alguma vantagem”, diz parte da postagem do lutador de 41 anos.

No texto publicado, Minotouro garante ser inocente e ressalta que nunca precisou tomar diuréticos durante a sua carreira. Agora, resta aguardar o desenrolar do caso e saber se o Ultimate irá encontrar um novo adversário para Cannonier ou vai retirar o lutador do UFC on FOX 26, que terá Robbie Lawler x Rafael dos Anjos na luta principal em Winnipeg.

Pouco tempo depois, o UFC, através do seu site oficial, também emitiu um comunicado.

“O UFC foi notificado que a Agência Antidoping Norte-Americana (USADA) informou Antônio Rogério Nogueira sobre uma potencial violação da Política Antidoping advinda de uma amostra coletada fora do período de competição, em 27 de setembro de 2017. Por conta da proximidade da luta de Nogueira contra Jared Cannonier, marcada para 16 de dezembro de 2017 no UFC Winnipeg, Nogueira foi retirado do card e o UFC está procurando por um substituto. A USADA, administradora independente da Política Antidoping do UFC, será responsável pela gestão dos resultados e a adjudicação apropriada deste caso envolvendo Nogueira. De acordo com a Política Antidoping do UFC, existe um processo legal completo e justo que é concedido a todos atletas antes de serem impostas quaisquer sanções. Novas informações serão fornecidas na hora apropriado à medida em que o processo avançar”.

Confira abaixo o texto publicado por Minotouro na íntegra:

 

Alunos, fãs, amigos, família: à todos que sempre estão ao meu lado, estou aqui falando para vocês. Hoje fui surpreendido pela USADA – órgão de controle de dopping -que apareceu uma substância diurética em meus exames. Estou aqui para tentar esclarecer pois ainda não temos todas as explicações, mas a partir de agora vamos investigar a fundo esta situação, venho dizer à todos vocês que estou confiante na minha inocência e vamos descobrir de fato o que aconteceu, e me defender na hora oportuna. Eu sempre joguei nas regras, sou um lutador veterano e estou no esporte há muito tempo; e eu quero sempre dar exemplo para os mais novos que se espelham na carreira que eu construí e jamais iria me envolver com algo ilícito para melhorar a minha performance ou ganhar alguma vantagem. Nunca precisei tomar diurético, todos que me acompanham principalmente os meus treinadores, sabem que nunca tive dificuldades alguma para perder peso e essa é a função do diurético. Assim que o UFC marca a minha luta, inicio um processo de dieta e treinos para justamente, ao final do camp não sofrer com a queda de peso. É muito difícil esta passando por isso, para mim que sempre fui honesto , e principalmente com o meu trabalho, que me dediquei e ainda me dedico com muito amor. Por conta infelizmente a minha luta foi cancelada, fiquei muito triste com isso tudo, mas espero assim que possível esclarecer esse mal entendido e dar luta espetacular à todos vocês. Obrigado à todos vocês pelo apoio e respeito comigo.

Uma publicação compartilhada por Rogerio Nogueira (@minotouromma) em