Ronaldo Jacaré testa positivo para Covid-19 e tem confronto no UFC 249 cancelado; card segue confirmado

Ronaldo Jacaré testa positivo para Covid-19 e tem confronto no UFC 249 cancelado; card segue confirmado

Anteriormente escalado para enfrentar Uriah Hall no card do UFC 249, neste sábado (9), em Jacksonville, na Flórida (EUA), Ronaldo Jacaré testou positivo para coronavírus e sua luta na edição está cancelada, de acordo com informação da ESPN americana na noite da última sexta-feira (8). Através de um comunicado oficial, divulgado horas depois, o Ultimate também confirmou a notícia.

A nota emitida pela organização, além de revelar o teste positivo de Jacaré e sua saída do card, revela ainda que outras duas pessoas que estariam no córner do lutador também estão com a COVID-19. Desta forma, o peso-médio e os dois integrantes de sua equipe já deixaram o hotel, localizado em Jacksonville e farão auto-quarentena em suas casas, com a equipe do UFC monitorando o caso de cada um com o passar dos dias.

Foi noticiado pela companhia que Ronaldo Jacaré chegou a Jacksonville na quarta-feira (6) e, então, informou a organização de que um membro de sua família havia testado positivo para o coronavírus. O lutador não apresentou sintomas do vírus, mas se manteve em isolamento e foi testado, com o resultado do exame saindo na última sexta-feira.

A organização, por fim, confirma que o UFC 249, neste sábado, acontecerá normalmente, com o aval da Comissão Atlética da Flórida. É ressaltado pelo Ultimate que todos já sabiam da possibilidade do brasileiro estar infectado e que, por isso, todas as medidas de prevenção foram tomadas. Na última sexta-feira, em pesagem oficial, Jacaré estava de máscara e luvas, e no momento da encarada, não se aproximou de Uriah Hall.

Confira o comunicado do UFC na íntegra: 

“A luta peso-médio entre Uriah Hall e Jacaré Souza não vai mais estar no card preliminar do UFC 249, devido a um dos testes de Souza para COVID-19 ter indicado um resultado positivo.

Além disso, testes para COVID-19 de dois corners de Souza também deram positivo. A equipe médica do UFC examinou Souza e seus dois corners e ambos estavam assintomáticos, ou sem exibir os sintomas comuns da COVID-19. De acordo com os protocolos de saúde e segurança do UFC, todos os três homens deixaram o hotel anfitrião e vão se isolar fora do recinto, onde a equipe médica do UFC vai monitorar suas condições remotamente e vai prover assistência e qualquer tratamento necessário.

Desde sua chegada durante a semana até sua partida hoje, Souza e seus corners seguiram os protocolos de saúde e segurança do UFC, incluindo o distanciamento social, usar equipamento de proteção individual e auto-isolamento sempre que possível.

Não houve outros exames positivos para COVID-19 reportados para o restante dos atletas participando no UFC 249. A resposta a este desenvolvimento é um indicativo da efetividade das medidas de segurança e saúde que o UFC instituiu para este evento.

O card deste sábado do UFC 249 (…) vai prosseguir conforme programado, com 11 lutas.”

CARD COMPLETO:

UFC 249
Jacksonville, na Flórida (EUA)
Sábado, 09 de maio de 2020

Card principal
Peso-leve: Tony Ferguson x Justin Gaethje
Peso-galo: Henry Cejudo x Dominick Cruz
Peso-pesado: Francis Ngannou x Jairzinho Rozenstruik
Peso-pena: Jeremy Stephens x Calvin Kattar
Peso-pesado: Greg Hardy x Yorgan De Castro

Card preliminar
Peso-leve: Donald Cerrone x Anthony Pettis
Peso-pesado: Alexey Oleynik x Fabricio Werdum
Peso-palha: Carla Esparza x Michelle Waterson
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Niko Price
Peso-pena: Charles Rosa x Bryce Mitchell
Peso-meio-pesado: Ryan Spann x Sam Alvey