Ruffy cita o que Charles do Bronx precisa fazer contra Ilia Topuria: ‘Não dá pra trocar técnica’

Charles do Bronx vai disputar o cinturão peso-leve contra o invicto Ilia Topuria na luta principal do UFC 317; veja mais

Ruffy cita o que Charles do Bronx precisa fazer contra Ilia Topuria: ‘Não dá pra trocar técnica’

Charles do Bronx vai disputar o cinturão peso-leve contra o invicto Ilia Topuria na luta principal do UFC 317 (Foto: Reprodução/Instagram)

Faltando poucos dias para o aguardado UFC 317, que colocará em disputa o cinturão dos pesos-leves, a expectativa cresce em torno do confronto entre Charles do Bronx e Ilia Topuria. Na visão de Mauricio Ruffy, atleta da Fighting Nerds e também da divisão dos leves do Ultimate, o estilo agressivo e explosivo do brasileiro pode ser o fator determinante para que ele retome o título da categoria.

Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI

Em entrevista ao canal do “Portal do Vale Tudo” no YouTube, Ruffy ressaltou a importância de Charles do Bronx manter sua característica ofensiva desde os primeiros segundos de luta, sem dar espaço para que Topuria se adapte ou encontre seu ritmo — algo que o espanhol costuma fazer com eficiência em seus combates.

“No começo da luta, o Charles é muito perigoso e eu acho que ele não pode deixar de botar isso para fora, entende? No sentido de ficar pensando muito no que o Topuria vai trazer. O Topuria é um cara muito técnico, e o cara que é técnico vai entrando na luta, ele vai sentindo a luta. E o Charles quebra todas as barreiras, ele acredita muito na pressão, que é algo da Chute Boxe. Se o Charles for trocar técnica, não dá para trocar técnica contra o Topuria, que é um cara muito técnico, que encaixa golpes, puxa a cabeça, faz a finta ali, e o Charles não tem esse perfil”, analisou.

Segundo Ruffy, o jogo de pressão e a imprevisibilidade de Charles no início das lutas costumam abalar adversários — e isso pode ser a chave para quebrar o ritmo de Topuria, que tem como uma de suas maiores qualidades a capacidade de adaptação e controle técnico do combate.

Além disso, o atleta da Fighting Nerds destacou que o arsenal de finalizações de Charles do Bronx ainda é um fator intimidador e pode pesar no psicológico do espanhol.

“Nós vimos um Charles mais técnico na luta contra o Michael Chandler, e foi uma luta que as pessoas falaram que ele lutou muito melhor. Foi uma decisão inteligente para a luta contra o Chandler, que pisa na perna da frente para jogar a mão de trás. O Topuria, não. É um cara que sabe dar início aos golpes. Ou seja, ele trabalha a mão da frente sem força para você se fechar na frente dele, para ele meter a mão em você, meter os combos, de dois/três golpes.”

Para Maurício Ruffy, uma estratégia baseada na imposição desde o início pode até mesmo conduzir Charles do Bronx a uma vitória rápida, especialmente diante da conhecida imprevisibilidade de Topuria ao longo das lutas.

“Acho que o Charles do Bronx deveria entrar com essa pressão que ele tem no início da luta, que pode acabar com a luta. Já vi vários caras ficarem mal com esse começo do Charles… Aquele pisão frontal, joelhada voadora e muita pressão. Os caras têm receio do chão dele. Tenho certeza que o Topuria tá dormindo e acordando pensando no chão do Charles. Então, acredito que se for uma luta mais prolongada, é uma luta mais para o Charles. Já vimos o Topuria cansar, se a luta se prolongar e o Charles mantiver a intensidade, pode ser uma luta ruim para o Topuria”, finalizou.

Charles do Bronx retorna ao octógono buscando recuperar o título dos leves, após ter sido forçado a se retirar da disputa anterior contra Islam Makhachev por lesão. Já Topuria, invicto na carreira, vai para sua primeira como peso-leve no UFC com a oportunidade de adicionar mais um cinturão ao seu já vitorioso currículo.

Para conferir mais notícias sobre Charles do Bronx e Ilia Topuria no UFC, clique aqui