Seleção brasileira de Muay Thai retorna ao Brasil após ‘odisseia’ entre Lima (PER) e o interior do Estado do Rio; saiba mais
A Seleção Brasileira de Muay Thai, que estava em Lima, no Peru, desde o dia 12 de março, retornou ao Brasil na última sexta-feira (21). A equipe iria participar do Pan Americano da modalidade que foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O governo peruano, como medida de emergência, fechou as fronteiras e impediu que estrangeiros entrassem ou saíssem. Com isso, a delegação ficou impossibilitada de regressar para casa e passou por alguns transtornos.
A equipe era formada por cinco atletas – sendo dois menores de idade – e o treinador. O time brasileiro é todo de integrantes do Rio de Janeiro: quatro de Araruama, um de Petrópolis e outro de Casemiro de Abreu.
Em contato à TATAME, Hellen Bastos Teixeira, que é diretora da “Youth Comission Brazil” e também responsável pelo projeto “Super Atletas”, que revelou os lutadores, contou que o retorno aconteceu “de forma tranquila”, mas foi uma “odisseia”. O governo do Brasil, através da Embaixada do país em Lima, reuniu os brasileiros no Peru e realizou um voo direto para São Paulo. Em Guarulhos, que não está realizando conexões com o Rio, os atletas tiveram que pegar um táxi e viajar cerca de 8 horas até o Rio de Janeiro.
Na rodoviária da capital fluminense, eles embarcaram nos ônibus para o interior do estado, de acordo com os seus respectivos destinos. A partir daí, foram mais 2 ou 3 horas de deslocamento aproximadamente. Os atletas e o técnico passam bem e seguem dando sequência ao isolamento social em solo brasileiro.
Delegação brasileira de Muay Thai no Peru:
– Álvaro Ferdinando Pinho Gama, 43 anos, treinador
– João Pedro Cardoso da Silva, 17 anos
– Shaylana Cecília Carvalho da Silva, 16 anos
– Leila Maria Cardoso da Silva, 20 anos
– Isaque Higor da Silva Ramos, 22 anos
– Douglas Magno Gonçalves Vieira, 27 anos