SFT 39: disputas de cinturão terminam em nocautes com Heliton, Dengue Silva e Carlos Sátiro campeões

SFT 39: disputas de cinturão terminam em nocautes com Heliton, Dengue Silva e Carlos Sátiro campeões

Realizado no último fim de semana (11/02), em São Paulo, o SFT 39 abriu o ano de 2023 de uma das organizações de artes marciais que mais cresce na América Latina com sucesso, em um evento reunindo disputas de título de MMA e Xtreme (2), além de um confronto de submission. Na luta principal da noite, Heliton Santos derrotou Marcio Velaminho por nocaute no segundo round e conquistou o cinturão peso-pena de MMA, que estava vago.

Já na parte de Xtreme – modalidade que consiste em duelos de trocação em um octógono e com luvas de MMA (4 ao invés de 10 onças), sem clinch ou jogo de chão -, os destaques foram Dengue Silva e Carlos Sátiro. Enquanto Dengue despachou Gui Carvalho com um lindo chute alto para manter o título peso-leve, Sátiro venceu Bruno Perna por nocaute técnico no primeiro assalto para se tornar o novo campeão dos galos.

Repleto de atrações e nocautes – foram sete ao todo -, o SFT 39 teve transmissão no YouTube SFT Combat (veja abaixo) e do card principal na BandTV para todo o Brasil. O evento, vale citar, foi dividido em três partes, com cards principais de MMA e Xtreme, além de um card preliminar misto.

Heliton Santos fatura título vago peso-pena de MMA

A luta principal do SFT 39 colocou frente a frente dois atletas embalados, que vinham de vitórias na organização, em disputa pelo título vago peso-pena de MMA. E o duelo entre Heliton Santos e Marcio Velaminho começou estudado, como era de se esperar. No segundo round, porém, um direto de esquerda de Heliton balançou Velaminho.

Na sequência, o manauara teve apenas o trabalho de confirmar o nocaute com mais dois golpes no ground and pound e se consagrar o novo campeão dos penas. A vitória foi a terceira seguida de Heliton no MMA, que ao todo soma quatro triunfos no SFT e 22 no cartel. Ele ainda tem oito derrotas e um empate.

Heliton Santos é o novo campeão peso-pena de MMA (Foto Eduardo Rocha)

Heliton Santos é o novo campeão peso-pena de MMA (Foto Eduardo Rocha)

Dengue Silva nocauteia e mantém cinturão de Xtreme

Campeão peso-leve de Xtreme, Dengue Silva manteve o seu reinado contra Gui Carvalho no SFT 39. Marcado pelo equilíbrio, o primeiro round teve bons momentos dos dois lutadores, com leve superioridade de Dengue, que dominou o centro do cage.

Já no segundo assalto, Dengue Silva mostrou porque é o campeão e acertou um lindo chute alto de direita na cabeça de Gui, que caiu completamente apagado. Título mantido e quarto triunfo consecutivo do paulista no SFT Xtreme.

Dengue Silva deu show no SFT 39 em disputa de título Xtreme (Foto Eduardo Rocha)

Dengue Silva deu show no SFT 39 em disputa de título Xtreme (Foto Eduardo Rocha)

Carlos Sátiro atropela Bruno Perna na trocação

Em mais uma disputa de cinturão definida por nocaute, Carlos Sátiro se tornou o novo campeão peso-galo de Xtreme. Diante de Bruno Perna – convocado de última hora para substituir Vinicius Moraes -, Carlos não se intimidou e mostrou uma trocação afiada, ditando o ritmo do combate.

Na reta final do primeiro round, após Perna sofrer três knockdowns, o árbitro central decidiu por interromper o duelo e declarar Carlos Sátiro o rei da divisão até 61kg. Com o resultado no SFT 39, além do título, Carlos chegou à marca de cinco lutas no Xtreme, com três vitórias, um empate e um revés.

Carlos Sátiro faturou um dos três cinturões em jogo no SFT 39, também por nocaute (Foto Eduardo Rocha)

Carlos Sátiro faturou um dos três cinturões em jogo no SFT 39, também por nocaute (Foto Eduardo Rocha)

Finalização no submission e outros destaques do card

Além das três lutas valendo cinturão, o SFT 39 contou com outros confrontos animados, com destaque para o nocaute de Alexsander Costelinha sobre Clayton Oliveira em menos de 2 minutos com uma joelhada brutal. Já os demais nocautes ficaram por conta de William Bad Boy, Wana Muniz e Adriano Brandão.

Usando o Jiu-Jitsu, José Gurilozo finalizou Victor Xavier com uma chave de perna em combate de MMA, enquanto na disputa de submission entre Arthur Carvalho e Caio Almeida, o faixa-preta Arthur levou a melhor ao forçar os três tapinhas de Caio com um justo mata-leão.

RESULTADOS COMPLETOS:

SFT 39
São Paulo, SP
Sábado, 11 de fevereiro de 2023

Card principal MMA
Heliton Santos derrotou Marcio Velaminho por nocaute no 2R
Dênis 3D derrotou André Dé Loco por decisão unânime dos jurados
Rafael Soldado derrotou Mario Coração Valente por decisão unânime dos jurados
Fabrício Bakai derrotou Andrey Mineiro por decisão dividida dos jurados

Card principal Xtreme
Grazielle Gouveia derrotou Beatriz França por decisão unânime dos jurados
Dengue Silva derrotou Gui Carvalho por nocaute no 2R
Carlos Sátiro derrotou Bruno Perna por nocaute técnico no 1R
Alexsander Costelinha derrotou Clayton Oliveira por nocaute no 1R

Card preliminar
William Bad Boy derrotou Marcelo Prado por nocaute no 1R (Xtreme)
Wana Muniz derrotou Iara Vitória por nocaute técnico no 1R (Xtreme)
Tiago Terra Nova derrotou Mário Araújo por decisão unânime dos jurados (MMA)
Arthur Carvalho finalizou Caio Almeida com um mata-leão (submission)
José Gurilozo finalizou Victor Xavier com uma chave de perna no 1R (MMA)
Adriano Brandão derrotou Thiago Pato por nocaute técnico no 1R (MMA)
Matheus Alves x Guilherme Henrique terminou em empate majoritário (Xtreme semipro)