8º Simpósio Nacional de Lutas acontece de forma gratuita, presencial ou online, entre 18 e 20 de novembro
Já tradicional, o Simpósio Nacional de Lutas chega à sua oitava edição entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, e pela primeira vez será realizado fora do eixo Rio-SP, em Manaus, capital do Amazonas. Outra novidade é a oportunidade de inscrição gratuita (saiba mais), inédita na história do evento. Para tal empreitada, o 8º Simpósio Nacional de Lutas conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Além das palestras, mostras científicas e mesas-redondas já consagradas anteriormente, essa edição terá a estreia do Fórum Nacional de lutas corporais na escola, e como de costume, vai emitir certificado reconhecido nacionalmente e chancelado com registro do número de horas para os participantes, que podem participar de forma presencial ou online.
- Clique AQUI e faça sua inscrição gratuita
Idealizador do Simpósio Nacional de Lutas, Leandro Paiva falou sobre os preparativos e sua expectativa para o evento: “Essa edição é parte de um esforço de articulação da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Essas instituições, respectivamente, ao reconhecer e aprovar a proposta do evento (de divulgação científica), também o fortaleceram, denotando a importância do mesmo ao longo desses 12 anos de existência”, disse Leandro, que continuou:
“As expectativas são grandes, pois é a primeira vez que o Simpósio é realizado online. Nessa direção, o desafio de entregar relevância e qualidade à distância é muito maior, pois se tem menos estímulos para manter os participantes atentos e colaborativos. Prezo pela perfeição nos detalhes e estamos na reta final, com mais de 1.900 inscritos faltando menos de 15 dias”.
Leandro ainda falou sobre como surgiu a ideia da inscrição gratuita, o objetivo de levar educação para mais pessoas e deixou um convite: “O Simpósio é aberto. Em relação à parte online, todos podem participar, sejam profissionais, estudantes, simpatizantes ou, até mesmo, curiosos sobre esses estudos e conhecimentos gerados. Acredito que a educação é um fim em si e não um meio. Explico: muitas pessoas investem em educação para ter emprego ou algo proporcional ao investimento. Embora saiba que isso é indissociável, entendo a educação como algo além. Isto é, como um valor adquirido ou culturalmente aprendido, tal como caráter, hombridade, etc. Assim, com o apoio da FAPEAM, percebi que seria possível democratizar ao máximo esse valor com a gratuidade”.
DIFERENCIAIS:
✔ Edição comemorativa inteiramente gratuita (mediante inscrição prévia);
✔ Certificado reconhecido nacionalmente e chancelado com registro do número de horas;
✔ 9 palestras e 2 mesas-redondas;
✔ Palestrantes com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado;
✔ 8ª Mostra Nacional de Produção Científica em Lutas, Esportes e Atividade Física;
✔ Registro de horas p/ Certificação de Formação Profissional em Ciência das Artes Marciais.