Tainan Dalpra e Victor Hugo faturam GPs da IBJJF; saiba

Tainan Dalpra e Victor Hugo faturam GPs da IBJJF; saiba

Tainan Dalpra fez a final com Jonnatas Gracie

Como tem sido tradicional, a IBJJF (International Brazilian Jiu Jitsu Federation) realizou o GP com grandes nomes do Jiu-Jitsu em meio às disputas do Mundial Master, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Neste ano, diferente de edições anteriores, foram dois torneios. Tainan Dalpra (OAJ) e Victor Hugo (Six Blades) faturaram os títulos dos médios e pesados, respectivamente. Dois grandes nomes da nova geração, que se consolidam cada vez mais na elite do esporte.

Em cada GP só tinham quatro atletas, que foram selecionados pela IBJJF. Nos pesados, Victor Hugo começou a caminhada com triunfo sobre Gustavo Batista, em um confronto disputado. Embora tenha pressionado, o ponto que garantiu o lutador na final foi uma penalidade sofrida por Batista, após uma pegada ilegal. Já na decisão, encontrou Mahamed Aly, que derrotou Fellipe Andrew na outra semifinal – mostrando uma técnica apurada na passagem de guarda.

Na disputa pelo título, o pupilo de Xande Ribeiro levou a melhor e venceu por finalização. Victor Hugo encaixou uma chave de pé, foi ajustando e trabalhando a posição com calma até a desistência verbal do campeão Mundial de 2018, em dois minutos de combate.

Tainan brilha nos médios

Já nos médios, Tainan mostrou a boa forma dos últimos eventos e superou o perigoso Renato Canuto na primeira luta pelo placar de 7 a 2. Do outro lado, Jonnatas Gracie, outra grande força da nova geração, bateu o experiente Otavio Sousa via decisão dos ábitros para definir o torneio. Tainan seguiu com um jogo sólido e levou a melhor sobre o atleta da Atos, com uma finalização por estrangulamento. Quando a Art of Jiu-Jitsu e Atos eram juntas, os dois dividiam o tatame.

Com os títulos, Tainan Dalpra e Victor Hugo receberam o prêmio de US$ 20 mil (cerca de 110 mil reais) cada. Jonnatas Gracie e Mahamed Aly ficaram com o valor de US$ 3 mil (16 mil reais).