Inspirado em Tainan Dalpra, jovem atleta de São Gonçalo-RJ se destaca em competições de Jiu-Jitsu

Inspirado em Tainan Dalpra, jovem atleta de São Gonçalo-RJ se destaca em competições de Jiu-Jitsu

A inspiração vem de um grande nome: o faixa-preta – e bicampeão mundial – Tainan Dalpra. Porém, a jornada para chegar lá não é fácil, e o faixa-cinza Arthur Torres Moraes, aos 9 anos, sabe bem das dificuldades para se viver do Jiu-Jitsu, assim como a sua família. Porém, apesar do caminho árduo, eles não desanimam. E após o pequeno brilhar nos campeonatos nacionais, eles querem mais.

Mãe do “mini campeão”, Raquel Torres, também uma vencedora após travar uma dura batalha contra um câncer de mama, relembrou o início de Arthur no Jiu-Jitsu e como o esporte mudou a vida de toda a família.

“No final de 2021, eu estava em tratamento de um câncer de mama e quis colocar ele em uma atividade física para ocupar a cabeça dele. Era uma criança que não parava quieta, então eu e o pai dele (Thiago Moraes) decidimos pelo Jiu-Jitsu. Até hoje ele treina na Gracie Barra, e logo de cara o professor Fernando Rabello já notou que ele era diferente. Como faixa-branca, o Arthur venceu todas as competições que disputou, e em dezembro de 2022, ele recebeu a faixa cinza e branca”, relembrou a mãe, que completou:

“Infelizmente eu sigo batalhando contra o câncer, mas o Arthur continua firme no Jiu-Jitsu, Ele venceu o último Campeonato Brasileiro Kids no mesmo mês que eu descobri o retorno da doença, disse que ganharia por mim e ganhou”.

Aos 9 anos, Arthur se espelha no faixa-preta Tainan Dalpra (Foto Ilan Pellenberg)

Aos 9 anos, Arthur se espelha no faixa-preta Tainan Dalpra (Foto Ilan Pellenberg)

Morando em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o jovem se inspira no faixa-preta Tainan Dalpra, multicampeão de Jiu-Jitsu, para seguir seus passos na arte suave, esporte que segundo a mãe, deu um propósito para Arthur.

“Ele nem parece que tem 9 anos. O Jiu-Jitsu mudou completamente o comportamento dele, com menos tempo para telas e mais tempo para os treinos. Além disso, antes o Arthur era bem levado, mas hoje em dia é super disciplinado em relação à escola e aos treinos”, afirmou Raquel. “Ele adora ver os vídeos do Tainan, tenta copiar ele”.

Em meio às dificuldades, Arthur segue em busca de objetivos maiores no Jiu-Jitsu, entre eles disputar o Europeu Kids, na Europa, e o Abu Dhabi Grand Slam, nos Emirados Árabes Unidos.

“O que me motiva (para lutar) é a emoção de disputar os campeonatos. É uma paixão e eu me inspiro no Tainan Dalpra. Quero ser como ele e pra isso preciso de apoio para disputar os principais campeonatos”, encerrou o pequeno, que busca marcas e parceiros para apoiar sua jornada no Jiu-Jitsu.

Saiba mais sobre Tainan Dalpra e o pequeno Arthur, aqui