Tatuador das estrelas, Hctor Valentim destrincha significados de tatuagens comuns no mundo da luta

Publicidade

Além da orelha de couve-flor, muito comum entre os grapplers, outra característica comum entre lutadores são as tatuagens. Sejam elas para simbolizar algo de valor pessoal, alguma conquista importante na carreira ou até mesmo para passar uma imagem de “bad boy”, existem os desenhos mais comuns: animais selvagens, asas e diamantes.

Conhecido como “Tatuador das Estrelas”, o brasileiro Hctor Valentim Camacho é referência no assunto. Integrante do conceituado estúdio Náutica Tattoo Anália Franco, o goiano viaja o mundo marcando sua arte nas peles de celebridades, esportistas e astros do Futebol, como Neymar, Ederson e Gabigol. A pedido desta reportagem, ele analisou as tatuagens mais comuns do mundo da luta.

Um dos lutadores mais “rabiscados” de todo o plantel do UFC é o ex-campeão peso-galo Cody “No Love” Garbrandt. O norte-americano possui desenhos em ambos os braços, abdome, peito e pescoço. Entre as inúmeras formas, o que mais chama a atenção é o diamante com asas marcado no gogó.

“É importante dizer que cada indivíduo tem um significado próprio para sua tatuagem. Alguns nem se preocupam com o significado, apenas com a estética. Mas, levando para um contexto geral, o diamante pode ser bastante popular entre os lutadores porque remete ao indestrutível. Inclusive, a palavra ‘diamante’ vem do grego e significa invencível”, explica.

As asas também são comumente vistas nas costas e pescoços de lutadores. Talvez as mais marcantes sejam dos ex-campeões do UFC Rafael dos Anjos, Ben Henderson e Max Holloway, que tomam quase todas as costas desses lutadores.

“Asa pode ter um significado variado. A asa pode ser de anjo, de seres mitológicos ou ter outras origens. Comumente passa a mensagem de proteção divina, ainda mais quando o desenho dá a impressão de envolver a pessoa; mas também pode significar liberdade, principalmente as desenhadas no pescoço”, destaca o tatuador.

Talvez as tatuagens mais famosas do MMA sejam a do astro Conor McGregor. Dentre os inúmeros desenhos que o irlandês possui no corpo, destacam-se o gorila com uma coroa, desenhado no peito; e o tigre no abdome. O próprio lutador já revelou em entrevistas o significado dos desenhos: sobre a do tigre, ele disse que fez para simbolizar a coragem que o animal simboliza; sobre o gorila, ele admitiu que foi por pura estética.

“Cada animal representa uma simbologia. O tigre, por exemplo, está no topo da cadeia alimentar, nada o afugenta. O leão, rei da selva, transmite a liderança, a realeza, a beleza. O lobo é um animal de matilha, então representa muito a força familiar; assim como o gorila, que representa a origem humana destacando o que realmente importa na vida: família, honra, força e responsabilidade”, concluiu.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidadespot_img