Após vencer Charles, Topuria diz que Makhachev sempre foi seu ‘alvo’ e cutuca: ‘Ele decidiu fugir’

Ilia Topuria deixou claro que sua rivalidade com Islam Makhachev pode desenvolver novos capítulos em breve; saiba mais

Após vencer Charles, Topuria diz que Makhachev sempre foi seu ‘alvo’ e cutuca: ‘Ele decidiu fugir’

Ilia Topuria deixou claro que sua rivalidade com Islam Makhachev pode desenvolver novos capítulos em breve (Foto: Reprodução)

Ilia Topuria segue consolidando seu nome entre os grandes da era moderna do MMA. No UFC 317, realizado no último dia 28 de junho, o georgiano-espanhol voltou a impressionar ao nocautear Charles do Bronx na luta principal e conquistar o cinturão vago dos leves. A vitória o tornou duplo campeão do UFC, somando o título da divisão à sua conquista anterior nos penas.

Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI

Com o triunfo, Topuria manteve sua invencibilidade no MMA e se juntou à seleta galeria de atletas do Ultimate a erguer cinturões em duas categorias diferentes. Anteriormente, ele destronou Alexander Volkanovski e Max Holloway — nomes que dominaram os penas por anos —, ambos em disputas de título.

Apesar da conquista expressiva, o novo campeão dos leves revelou uma frustração em relação ao adversário, Charles do Bronx. O desejo inicial de Ilia Topuria era enfrentar Islam Makhachev, ex-campeão dos leves, que deixou o cinturão vago para subir aos meio-médios e desafiar Jack Della Maddalena, atual dono do título dos 77kg.

“Em algum momento, fiquei um pouco triste, porque não queria lutar contra (Charles do Bronx) desde o começo”, declarou Topuria ao TMZ Sports. “Meu verdadeiro objetivo sempre foi o Islam, mas já que ele decidiu fugir, tinha que ser o Charles.”

O espanhol não poupou críticas ao russo e sugeriu que Islam Makhachev evitou enfrentá-lo por temer um possível revés em um eventual confronto entre eles.

“Escute, eu acho que (Makhachev) tomou uma ótima decisão. Se o UFC o oferecesse para lutar contra Justin Gaethje ou outro desafiante da divisão, acho que ele ficaria na categoria dos leves. Mas com a minha chegada, ele disse: ‘Não preciso correr esse risco. Vou subir para os meio-médios, vou tentar ganhar outro cinturão’, e isso tudo porque ele sabe que sou perigoso. Ele sabe que vou matá-lo. A única razão pela qual eles não querem que eu lute contra ele é porque sabem que vou vencê-lo.”

Inicialmente, tanto Makhachev quanto seu mentor, Khabib Nurmagomedov, demonstraram ceticismo quanto ao nome de Topuria como desafiante legítimo nos leves. A movimentação do russo para os meio-médios só foi facilitada após a derrota de seu aliado, Belal Muhammad, para Della Maddalena — resultado que abriu caminho para o duelo entre Topuria e Charles.

Mas, ao que tudo indica, a rivalidade entre Topuria e Makhachev ainda está longe de terminar. Caso o russo conquiste o título dos meio-médios, “El Matador” já deixou claro que está disposto a subir novamente de divisão para tentar um terceiro cinturão histórico.

“Idealmente, eu adoraria ver o Islam ganhando o título e o UFC me deixando ir até os 77kg (meio-médio) e ganhar o terceiro cinturão”, finalizou.

Para conferir mais notícias sobre Ilia Topuria e Islam Makhachev no UFC, clique aqui