Treinador brasileiro cita ‘falhas técnicas’ de Poatan em derrota para Ankalaev; confira e opine
Para o treinador Vinicio Antony, Alex Poatan precisa ajustar algumas falhas técnicas visando suas próximas lutas; veja e opine

Para o treinador Vinicio Antony, Alex Poatan precisa ajustar algumas falhas técnicas visando suas próximas lutas (Foto: Reprodução/YouTube)
O mundo do MMA acompanhou em peso a derrota de Alex Poatan para Magomed Ankalaev no último sábado (8), em disputa de cinturão meio-pesado que aconteceu no UFC 313. O russo, vencedor na decisão unânime, teve sua estratégia e desempenho elogiados por fãs e especialistas, enquanto o brasileiro teve sua performance questionada e até mesmo criticada por muitos, que esperavam uma postura mais agressiva de Alex no combate.
Nocauteie a sorte e jogue onde você é Super, clique AQUI
Com larga experiência no mundo do MMA, tendo sido treinador de nomes como Lyoto Machida, Vitor Belfort, entre outros, Vinicio Antony concedeu entrevista ao canal do “Portal do Vale Tudo” no YouTube e considerou que o resultado do confronto foi justo. O treinador exaltou a estratégia adotada por Magomed Ankalaev e listou falhas técnicas que Alex Poatan precisa corrigir visando seus próximos desafios.
“Eu concordei (com o resultado), vi exatamente a mesma coisa que os juízes viram… Vi um 3 a 2, talvez um 4 a 1. No primeiro round, acho que o Poatan adotou a estratégia correta, encurtou os espaços, andou para cima… Mas depois dali, eu não sei o que aconteceu, que ele começou a andar muito para trás. Eu não acho nem que tenha dado algo errado no jogo do Alex, mas sim que deu muito certo o jogo do Ankalaev”, disse Vinicio Antony, que seguiu:
“A estratégia que eu adotaria seria exatamente o que o Ankalaev fez, que é encurtar os espaços e atacar o Poatan pelas duas falhas técnicas que eu acredito que ele tenha, que é aquele cotovelo, aquela guarda dele, que na hora que encontra um cara do mesmo nível técnico, um cara que tem resistência e que sabe explorar essas falhas, acaba abrindo uma possibilidade.
É olhar o que tem que ser corrigido. Na minha visão, cotovelos muito abertos, guarda baixa de forma excessiva e o meio muito aberto. O que o Ankalaev fez? Ele explorou esses defeitos. Entrou várias vezes pelo meio para abrir espaço e cruzar por cima da guarda do Alex, que fica com aquele cotovelo baixo. Os golpes mais significantes nasceram todos de uma ataque pela linha central e, na sequência, um cruzado que passava por cima daquele cotovelo aberto do Poatan”, finalizou.
A derrota sofrida para Magomed Ankalaev na luta principal do UFC 313 colocou fim à uma sequência de cinco vitórias consecutivas de Alex Poatan, todas elas na divisão dos meio-pesados. O brasileiro, vale lembrar, vinha de triunfos sobre Khalil Rountree, Jiri Prochazka (duas vezes), Jamahal Hill e Jan Blachowicz.
Já Magomed Ankalaev, que não perde uma luta desde 2018, emplacou seu terceiro triunfo em sequência no Ultimate. O russo, que já vinha de vitórias sobre Aleksandar Rakic e Johnny Walker, também teve uma “luta sem resultado” contra o próprio Walker e também um empate contra o ex-campeão Jan Blachowicz.