Treinador de Khabib coloca St-Pierre como o único capaz de tirar o russo da aposentadoria, mas cita: ‘Ele tem que pedir permissão à mãe’
Em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov finalizou Justin Gaethje, em Abu Dhabi, e anunciou que estava se aposentando do MMA após a morte do pai, Abdulmanap Nurmagomedov. Mais de três meses após a decisão, o russo segue com o primeiro lugar no ranking peso-por-peso e como campeão dos leves. Dana White, presidente do Ultimate, fez campanha pública para “The Eagle” desistir da aposentadoria e esperava uma vitória de Conor McGregor sobre Dustin Poirier, no último mês de janeiro, para uma revanche histórica entre os dois. Porém, o irlandês foi nocauteado pelo americano, frustrando os planos do “Big Boss”.
À Submission Radio, Javier Mendez, treinador de Khabib na AKA, afirmou que o único lutador capaz de tirar Nurmagomedov da aposentadoria é Georges St-Pierre, ex-campeão dos meio-médios e médios do UFC. Segundo o técnico, ainda é preciso pedir autorização à mãe do russo para um dele retorno ao octógono.
“Mas se eles puderem colocar o Georges St-Pierre na mesa, talvez haja uma chance. E não estou dizendo que vai acontecer, porque não sei, mas estou apenas dizendo que GSP pode ser o único (que mude a ideia de Khabib de não voltar). Sempre pensei que era GSP, porque era isso que seu pai queria, e acho que se eles conseguirem resolver isso e ele conseguir a permissão de sua mãe, talvez pode funcionar. Mas eu não acho que mais ninguém (outro lutador) vai funcionar”, disse o treinador sobre o astro canadense.
“Se ele pedisse a minha opinião, eu diria que espere pelo St-Pierre ou se aposente. Isso é o que eu diria a ele. Mas ele nunca me perguntou, então essa conversa nunca aconteceu”, explicou o treinador do campeão dos leves.
A luta entre Khabib e McGregor, em 2018, foi o recorde de vendas de pay-per-view da história do UFC (2,4 milhões de pacotes vendidos). Dana, de olho em quebrar a marca, gostaria de uma segunda luta, assim como o próprio irlandês. Mas Khabib, que saiu vitorioso e com uma performance dominante, não se entusiasma com a possibilidade. O russo apresenta um incrível cartel de 29 vitórias e nenhuma derrota.
“Você nunca terá aquela revanche (contra o Conor McGregor). Assim como você nunca vai ter a luta entre Tony (Ferguson) e Khabib. Isso nunca vai acontecer também. Não vão acontecer essas lutas. Quer dizer, Khabib não precisa disso. Ele parece realizado. E como eu disse, acho que a única parte interessante para ele é o que o pai queria, o Georges St-Pierre. Eu já disse isso muitas outras vezes”, concluiu o treinador.
Um dos maiores nomes da história do MMA, St-Pierre, que se aposentou pela segunda vez em 2019, declarou diversas vezes que gostaria de enfrentar Khabib, mas não teve o seu pedido atendido pela companhia.