Treinador de Makhachev projeta ‘prazo’ para que o russo se aposente do MMA em breve; saiba
Treinador de Makhachev, Javier Mendez sinalizou que o russo pode se aposentar do MMA em breve; confira

Treinador de Makhachev, Javier Mendez sinalizou que o russo pode se aposentar do MMA em breve (Foto: Reprodução)
Mesmo em plena forma e no topo do cenário mundial, Islam Makhachev já começa a planejar o encerramento de sua carreira no MMA. Em entrevista ao canal “Submission Radio”, Javier Mendez, treinador do russo e líder da American Kickboxing Academy (AKA), revelou que o agora ex-campeão peso-leve do UFC tem a intenção de realizar apenas mais três combates profissionais antes de pendurar as luvas.
Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI
Segundo Mendez, o plano de Islam Makhachev é semelhante ao de seu mentor e parceiro de longa data, Khabib Nurmagomedov, que se aposentou de forma precoce, aos 32 anos, ainda invicto e como campeão dominante da divisão dos leves. Atualmente com 33 anos, Makhachev segue o mesmo caminho — priorizando o legado esportivo, e não a longevidade dentro do octógono.
“Islam já tem 34 anos, ou terá 34 (este ano). Então não é como se ele fosse ficar por aí (fazendo lutas) por muito tempo. Eu não acredito nisso, baseado na mentalidade dos caras do Daguestão e do ‘time Khabib’. Ainda mais com o Islam já tendo dinheiro suficiente para fazer o que quiser para o resto da vida. Então veremos. O desafio, para mim, é conseguir construir um legado para ele. E conquistar o título dos meio-médios é um legado e tanto. Eu prevejo que veremos ele em mais três lutas, no total. Vamos ver quem estará preparado para isso”, disse o treinador.
Pode-se dizer que a primeira dessas últimas três lutas já está encaminhada. O UFC, através do presidente Dana White, confirmou que Islam Makhachev fará sua estreia na divisão dos meio-médios contra o atual campeão Jack Della Maddalena, em disputa válida pelo cinturão da categoria. A data e o local do duelo, contudo, ainda não foram oficializados.
Caso conquiste o título dos meio-médios, Islam se tornará um dos poucos atletas da história a ostentar cinturões em duas categorias distintas — um feito que nem mesmo Khabib alcançou. Com esse possível bicampeonato, o russo reforçaria ainda mais seu nome entre os grandes de todos os tempos no UFC, encerrando sua trajetória com um currículo difícil de igualar.