Treinador vê Poatan ‘acima da média’ e cita único lutador capaz de derrotá-lo nos meio-pesados
Alex Poatan vem embalado por quatro vitórias consecutivas na divisão dos meio-pesados, onde é o atual campeão

Alex Poatan vai defender cinturão meio-pesado contra Khalil Rountree no card do UFC 307 (Foto: Divulgação/UFC)
A pergunta do momento no mundo do MMA é: quem pode “parar” Alex Poatan? Após conquistar o cinturão meio-pesado do UFC em novembro do ano passado, o brasileiro vem de duas defesas de título espetaculares em sequência. No final de junho, mesmo aceitando a luta contra Jiri Prochazka de última hora no UFC 303, teve um desempenho espetacular e conseguiu o nocaute sobre o tcheco no segundo round.
- Após Poatan ‘flertar’ com Boxe, Ankalaev provoca: ‘Sabe que vai perder o cinturão’
- Staff de Ankalaev garante luta contra Poatan em Abu Dhabi e russo vibra: ‘Melhor’
Com quatro lutas e quatro vitórias nos meio-pesados, Alex Poatan já derrotou três ex-campeões da categoria e vem se consolidando cada vez mais dentro dos 93kg. A tendência é que o brasileiro faça uma nova defesa de cinturão ainda este ano e quem analisou o grande momento vivido pelo paulista no UFC foi o renomado treinador Marcos Parrumpinha, que há anos realiza um grande trabalho na American Top Team.
Em entrevista ao podcast MMA Hoje, Parrumpinha deixou claro que, caso o adversário queira buscar o jogo de trocação contra Poatan, o lutador “não terá chances” contra o brasileiro. O treinador destrinchou como o atleta deve se portar para tentar derrotar Alex e citou qual é o lutador que, na sua opinião, pode “dificultar” a vida do paulista na divisão meio-pesado do UFC.
“Para colocarem uma luta difícil para o Poatan, tem que ser alguém que faça um outro tipo de jogo… Um jogo de agarrar, um jogo de fazer ele cansar, de botar ele para baixo. Ele levanta, bota ele para baixo de novo, repete o processo, para ele não ficar tão bem. No jogo da trocação, o Poatan pode estar na Austrália e voar direto para a T-Mobile Arena (em Las Vegas) e ganhar de qualquer um. É o Jiri Prochazka, o Jamahal Hill… Quem for fazer trocação com o Poatan, ele pode entrar ‘gordo’ que ele vai ganhar de todo mundo”, disse Parrumpinha, que seguiu:
“Ele está muito acima da média nesse jogo de trocação. É o jogo dele. Não vejo ninguém dessa categoria para fazer um jogo diferente da trocação, só uma pessoa, que é o (Magomed Ankalaev). Porque ele está falando tudo isso aí, que vai nocautear e tudo, mas não se enganem. Ele vai até ‘trocar’ um pouquinho, mas ele vai fazer esse jogo que eu estou falando, que foi o que ele fez contra o (Jan) Blachowicz. Esse é o único cara que pode ganhar do Poatan. Com o Poatan ganhando do Ankalaev, seja por decisão ou nocaute, não vai ter mais ninguém na divisão. Eu não vejo”, finalizou.
Vale ressaltar que é justamente Magomed Ankalaev o lutador mais cotado para ser o próximo desafiante ao cinturão de Alex Poatan nos meio-pesados. O russo ocupa atualmente a segunda posição no ranking da categoria e não perde uma luta desde 2018, vindo em uma sequência de 10 vitórias, um empate e uma luta sem resultado.