Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu revela suposto escândalo de redução de pena na USADA; veja

Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu revela suposto escândalo de redução de pena na USADA; veja

Mundial No-Gi de Jiu-Jitsu de 2022 teve cinco atletas suspensos por doping (Foto: IBJJF)

Na última semana, durante edição do podcast “A hora do Jiu-Jitsu”, Márcio Pé de Pano, tricampeão mundial, revelou sobre um suposto escândalo dentro da USADA (Agência de Antidoping dos Estados Unidos). O faixa-preta, sem citar nomes, disse que conversou com dois dos cinco atletas que foram suspensos após o Mundial No-Gi 2022.

Na ocasião, Henrique Ceconi, Igor Feliz, Jonnatas Gracie, Roberto Cyborg e Vagner Rocha pegaram ganchos de três anos do órgão americano após testarem positivo no exame antidoping. Pé de Pano apontou que esses dois atletas revelaram ter recebido uma “proposta” da USADA para “dedurar” alguém que estivesse usando substâncias irregulares e, por consequência, teriam a pena reduzida.

“Eu encontrei dois caras que falharam no teste (no Mundial No-Gi) aqui no Miami Open. Os dois me confirmaram que foram oferecidos a eles para diminuir a pena, mas ter que caguetar alguém. Os caras acabaram de ser pegos no Mundial No Gi”, contou o tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, que seguiu:

“Eu encontrei dois desses cinco (lutadores). Eu contei a história do Werdum (que também recebeu uma proposta similar a essa, na época do UFC) e eles disseram que acabou de acontecer com eles também. Antes de sair (o resultado do doping), (a USADA) ligou e falou que se ‘caguetasse’ alguém, eles reduziram a pena. Eles falaram: ‘oferecem na cara dura, mas a gente não aceitou'”, concluiu.

Nomes importantes do Jiu-Jitsu testaram positivo no exame da USADA após o Mundial No-Gi (Foto: Reprodução)

Nomes importantes testaram positivo no exame da USADA após o Mundial No-Gi (Foto: Reprodução)

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui