UFC 245: Usman e Amanda Nunes seguem campeões, Volkanovski fatura cinturão peso-pena e Marlon bate José Aldo

UFC 245: Usman e Amanda Nunes seguem campeões, Volkanovski fatura cinturão peso-pena e Marlon bate José Aldo

Em um dos confrontos mais aguardados de 2019, Kamaru Usman, campeão dos meio-médios, superou Colby Covington, seu desafeto, por nocaute técnico na luta principal do UFC 245, realizado neste sábado (14), em Las Vegas (EUA). Já no co-main event, Alexander Volkanovski aplicou melhor sua estratégia e derrotou o até então campeão Max Holloway. Agora, o australiano é o novo dono do cinturão dos penas.

Na primeira disputa de título do card, Amanda Nunes fez mais uma vítima e manteve o cinturão dos galos. A “Leoa” teve amplo domínio sobre Germaine de Randamie e conquistou sua segunda vitória sobre a holandesa. Já no duelo entre brasileiros, Marlon Moraes derrotou por decisão dividida José Aldo – resultado que gerou polêmica nas redes sociais. Na abertura do card principal, Petr Yan nocauteou Urijah Faber.

O card preliminar foi agitado em Las Vegas. Das sete lutas, cinco terminaram por nocaute ou nocaute técnico. As duas brasileiras que subiram ao octógono foram derrotadas. Ketlen Vieira foi nocauteada por Irene Aldana, enquanto Vivi Araújo perdeu para Jessica Eye. O UFC 245 não teve vitória por finalização.

Usman nocauteia Colby no fim e mantém título

Kamaru Usman e Colby Covington protagonizaram um round inicial extremamente agitado. Os lutadores buscavam reagir sempre a cada investida do rival e, por serem oriundos do Wrestling, optaram pela trocação mais aberta. Com um ritmo menos intenso, o segundo assalto seguiu equilibrado. “Chaos” procurou mais golpes no corpo do campeão nigeriano, que respondia com combinações de jab e direto.

No terceiro round, Usman, aparentemente com melhor condicionamento físico, conseguiu ser mais preciso. Covington utilizou alguns cruzados e um uppercut, enquanto Kamaru seguia progredindo e apresentando mais volume de jogo. Acelerando o ritmo no quinto round, de forma impressionante, o campeão conseguiu três knockdowns . No último, o nigeriano foi para o abafa e aplicou mais golpes até o árbitro intervir. Colby, de imediato, reclamou da interrupção. Essa foi a primeira defesa de cinturão do lutador nos meio-médios.

Volkanovski bate Holloway e fatura cinturão

Em um primeiro round disputado, Alexander Volkanovski mantinha a distância e entrava no raio de ação do havaiano para aplicar os golpes com sucesso. Por sua vez, Max Holloway não achou o “tempo certo”, mas buscava responder com combinações. Para o segundo assalto, o confronto seguiu na mesma tônica.

No começo do terceiro round, “Blessed” voltou mais agressivo, entretanto, Volkanovski continuava executando a estratégia de se movimentar constantemente e contra-atacar de forma rápida. O equilíbrio da luta se tornou ainda mais latente no quarto assalto, quando os dois lutadores alternavam no controle do embate – seguindo assim no quinto e último round. No fim, por decisão unânime dos jurados, Alexander Volkanovski derrotou o Holloway, então campeão, e se tornou o novo dono do título no peso pena.

Amanda domina e mantém título dos galos

O primeiro round foi dominado amplamente por Amanda Nunes, que trabalhou cotoveladas e socos no ground and pound. Além disso, chegou a encaixar um katagatame em Germaine de Randamie, mas não conseguiu finalizar a holandesa. Para o segundo assalto, a história foi diferente. Embora seguisse derrubando com facilidade, a “Leoa” encontrou dificuldades m pé, com Germaine usando seu Muay Thai.

Ouvindo as orientações do córner, Amanda rapidamente levou a luta para o chão e ficou castigando a adversária no terceiro assalto. A “Iron Lady” tentava responder com pedaladas enquanto estava com as costas no chão. Nos dois últimos rounds, o panorama da luta seguiu o mesmo, com a brasileira mostrando amplo domínio na luta agarrada e a europeia com dificuldades para defender as quedas. Por decisão unânime, Amanda Nunes manteve o título dos galos e segue como campeã dupla do Ultimate.


Marlon supera Aldo em decisão dividida 

Logo nos primeiros instantes, Marlon Moraes acertou um chute alto em José Aldo, que acusou o golpe. O lutador de Nova Friburgo foi pra cima e conectou golpes contundentes, enquanto o ex-campeão foi cadenciando e tentado atacar com combinações de jab e direto. Já no fim, o manauara encurralou seu oponente na grade, mas “Magic” respondeu com uma queda e capitalizou pontos importantes no assalto.

No segundo round, Aldo mostrou mais resistência física e passou a controlar o duelo. Para o último round, o mais morno da disputa, o ex-campeão seguiu indo pra cima, porém Marlon respondia em contra-ataques rápidos e perigosos. Na decisão dos árbitros, “Magic” levou a melhor por decisão dividida. Aldo estreou com revés no peso galo e Marlon voltou a vencer após perder em disputa de cinturão contra Henry Cejudo.


Yan aplica belo nocaute sobre Urijah Faber

Após chegar perto do nocaute sobre Urijah Faber no segundo round, Petr Yan não perdeu a oportunidade logo no começo do terceiro assalto. O russo ajustou a cabeça do norte-americano com a mão e, em seguida, acertou um chute no adversário, que caiu sem qualquer tipo de defesa. Essa foi a sexta vitória seguida de “No Mercy” dentro do UFC. Já Faber, aos 40 anos, conheceu o primeiro revés após voltar da aposentadoria.

Brasileiras acabam derrotadas no UFC 245

Ketlen Vieira passou boa parte do primeiro round controlando o centro do octógono, impondo o seu jogo e conectando os melhores golpes. No entanto, já nos segundos finais, Irene Aldana encontrou uma brecha e acertou um belo cruzado para desmontar a brasileira. A mexicana ainda conectou mais um golpe até o árbitro intervir e chegou à sua segunda vitória seguida, enquanto a manauara perdeu pela primeira vez.

A brasileira Vivi Araújo também conheceu sua primeira derrota no UFC. A lutadora começou bem o round inicial, mas Jessica Eye terminou melhor o segundo assalto e aplicou mais golpes no último round. Por fim, os jurados deram vitória por decisão unânime para a norte-americana. Vale lembrar que Eye estourou em mais de 2kg o limite da divisão dos moscas (saiba mais) na pesagem oficial realizada na sexta-feira (13).


Outros destaques do card preliminar

Oriundo do Contender Series, Geoff Neal fez mais uma vítima no UFC: Mike Perry. O lutador garantiu sua quinta vitória na organização com um nocaute técnico no round inicial. Sem lutar desde 2017, Matt Brown retornou ao UFC com vitória por nocaute técnico sobre Ben Saunders, em duelo pelo peso meio-médio. Atleta mais jovem do plantel do UFC atualmente, Chase Hooper, 20 anos, teve uma grande atuação e venceu Daniel Teymur por nocaute técnico. Já Brandon Moreno derrotou Kai-Kara France por decisão unânime. Logo na primeira luta do card, Punahele Soriano conquistou belo nocaute sobre Oskar Piechota.

RESULTADOS COMPLETOS: 

UFC 245
T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA)

Sábado, 14 de dezembro de 2019

Card principal
Kamaru Usman derrota Colby Covington por nocaute técnico no 5R
Alexander Volkanovski derrotou Max Holloway por decisão unânime dos jurados
Amanda Nunes derrotou Germaine de Randamie por decisão unânime dos jurados
Marlon Moraes derrotou José Aldo por decisão dividida dos jurados
Petr Yan derrotou Urijah Faber por nocaute no 3R

Card preliminar
Geoff Neal derrotou Mike Perry por nocaute técnico no 1R
Irene Aldana derrotou Ketlen Vieira por nocaute técnico no 1R
Omari Akhmedov derrotou Ian Heinisch por decisão unânime dos jurados
Matt Brown derrotou Ben Saunders por nocaute técnico no 2R
Chase Hooper derrotou Daniel Teymur por nocaute técnico no 1R
Brandon Moreno derrotou Kai-Kara France por decisão unânime dos jurados
Jessica Eye derrotou Vivi Araújo por decisão unânime dos jurados
Punahele Soriano derrotou Oskar Piechota por nocaute no 1R