UFC 291 tem cinturão em disputa, estreia de Poatan nos meio-pesados e outros cinco brasileiros em ação

Neste sábado (29), UFC 291 terá os brasileiros Alex Poatan, Gabriel Bonfim, Marcos Pezão, Claudio Ribeiro, Vinicius Salvador e Priscila Cachoeira

UFC 291 tem cinturão em disputa, estreia de Poatan nos meio-pesados e outros cinco brasileiros em ação

Jan Blachowicz e Alex Poatan vão se enfrentar no co-main event do UFC 291 (Foto: Reprodução/UFC)

Com o UFC 291, neste sábado (29), o Ultimate desembarca em Salt Lake City, nos Estados Unidos, para um evento que promete ser histórico. Na luta principal da edição, os pesos-leve Dustin Poirier e Justin Gaethje medem forças pelo cinturão “BMF”. Criado em 2019, o BMF coroa o atleta mais durão do UFC e estava vago desde a aposentadoria de Jorge Masvidal, o primeiro e único campeão BMF.

Essa não será a primeira vez que Poirier e Gaethje dividirão o octógono. Em 2018, os dois se enfrentaram na luta principal do card que aconteceu no Arizona, estado natal de Gaethje. Poirier nocauteou Gaethje no quarto round, em luta que rendeu a ambos o bônus de “Luta da Noite”.

Atual número 2 do ranking peso-leve, Dustin Poirier (29-7, 1 NC) é considerado um dos lutadores mais completos do peso-leve. Na carreira de mais de 14 anos no MMA, são 15 vitórias por nocaute e sete por finalização, incluindo o mata-leão em sua luta mais recente, em novembro, sobre o ex-desafiante ao cinturão, Michael Chandler. Com mais um nocaute neste fim de semana no UFC 291, o americano pode se isolar como o maior nocauteador da história do peso-leve. Hoje ele está empatado com Drew Dober, com oito nocautes cada.

Já Justin Gaethje (24-4), atual número 3 do ranking, é um dos strikers mais dinâmicos e perigosos do UFC. Ele tem 19 vitórias por nocaute na carreira, sendo nove delas ainda no primeiro round, e é um dos recordistas da divisão em número de bônus pós-luta, com 11. Gaethje vem de vitória em março e espera empatar o placar com Poirier, com uma vitória no sábado.

Dustin Poirier e Justin Gaethje vão medir forças na luta principal do UFC 291 (Foto: Reprodução/UFC)

Dustin Poirier e Justin Gaethje vão medir forças na luta principal do UFC 291 (Foto: Reprodução/UFC)

Alex Poatan faz sua estreia em nova categoria

Uma das lutas mais esperadas do UFC 291 terá o brasileiro Alex Poatan como destaque. Ex-campeão do peso-médio, Poatan fará sua estreia na divisão de cima, a do peso meio-pesado. Multicampeão no Kickboxing, o brasileiro fez rapidamente seu nome no MMA e no UFC, chegando ao cinturão peso-médio em sua quarta luta na organização (sua oitava luta desde fazer a transição para as artes marciais mistas).

Alex Poatan terá pela frente o ex-campeão da divisão e atual número 3 do ranking meio-pesado, Jan Blachowicz. Conhecido por seu “lendário poder polonês”, Blachowicz tem em seu currículo nove vitórias por nocaute e nove por finalização, o que faz com que o experiente lutador seja considerado um dos mais completos da categoria até 93kg.

Mais brasileiros confirmados no UFC 291

Além de Alex Poatan, o UFC 291 contará com mais cinco representantes brasileiros. No peso meio-médio, o brasiliense Gabriel Bonfim (14-0) busca manter seu cartel invicto contra o americano Trevin Giles (16-4). Entre os pesados, Marcos Rogerio de Lima (21-9-1), o Pezão, tenta chegar ao Top 10 da divisão ao derrotar o atual número 10, Derrick Lewis (26-11, 1 NC).

Claudio Ribeiro (11-3) espera manter o impulso da vitória por nocaute em maio, no UFC 288, com uma vitória sobre o russo Roman Kopylov (9-2). Contratado no Contender Series no ano passado, Vinicius Salvador (14-5) vai atrás de sua primeira vitória no UFC contra CJ Vergara (11-4-1), no peso-mosca. E abrindo o card deste sábado, Priscila “Pedrita” Cachoeira (12-4) enfrenta a americana Miranda Maverick (13-5) para estender sua sequência de duas vitórias consecutivas no peso-mosca.

O UFC 291 terá transmissão exclusiva do Fight Pass, serviço de streaming do Ultimate. A partir de 23h (horário de Brasília), você pode conferir o tempo real ao vivo no TATAME Play, com a apresentação de Yago Rédua e os comentários de Virna Jandiroba, lutadora do UFC, e Carlos Targa, repórter da TATAME.

CARD COMPLETO:

UFC 291
Salt Lake City, Estados Unidos
Sábado, 29 de julho de 2023

Card principal
Justin Gaethje derrotou Dustin Poirier por nocaute no 2R
Alex Poatan derrotou Jan Blachowicz por decisão dividida dos jurados
Derrick Lewis derrotou Marcos Pezão por nocaute técnico no 1R
Bobby Green finalizou Tony Ferguson com um katagatame no 3R
Kevin Holland finalizou Michael Chiesa com um d’arce choke no 1R

Card preliminar
Gabriel Bonfim finalizou Trevin Giles com uma guilhotina no 1R
Roman Kopylov derrotou Cláudio Ribeiro por nocaute no 3R
Jake Matthews finalizou Darrius Flowers com um mata-leão no 2R
CJ Vergara derrotou Vinicius Salvador por decisão unânime dos jurados
Uros Medic derrotou Matthew Semelsberger por nocaute técnico no 3R
Miranda Maverick finalizou Priscila Cachoeira com uma chave de braço no 3R

Para conferir mais notícias sobre o UFC 291, clique aqui