UFC 292 é confirmado com ‘acerto de contas’ no peso-galo e brasileira disputando cinturão; saiba
Na luta principal do UFC 292, Aljamain Sterling defende o títulos do galos contra Sean O'Malley, enquanto a brasileira Amanda Lemos desafia a atual campeã dos palhas, Weili Zhang
Weili Zhang vai defender cinturão peso-palha contra a brasileira Amanda Lemos no UFC 292 (Foto: Reprodução/UFC)
Além do UFC 291, o Ultimate anunciou, na última terça-feira (16), mais um card que promete grandes combates. A edição do UFC 292 tem previsão para acontecer no dia 19 de agosto, em Boston (EUA), e contará com duas disputas de cinturão. Na luta principal, pela categoria peso-galo, o atual campeão, Aljamain Sterling (23v-3d), defende seu título contra Sean O’Malley (16v-1d-1NC). A outra disputa de título será no peso-palha feminino, com a brasileira Amanda Lemos (13v-2d-1e) desafiando a atual campeã, Weili Zhang (23v-3d), no co-main event.
Campeão dos galos, Aljamain Sterling vai para sua quarta defesa de cinturão, agora no UFC 292. O americano, de 33 anos, vem de nove vitórias consecutivas, a última delas contra o ex-campeão duplo do Ultimate, Henry Cejudo, no início de maio, no UFC 288. O “Funk Master” foi derrotado pela última vez em 2017, quando foi nocauteado pelo brasileiro Marlon Moraes no primeiro round.
Sean O’Malley terá sua primeira chance de ser campeão no UFC. O americano, de 28 anos, vem de vitória sobre o ex-campeão da categoria, Petr Yan, em decisão divida polêmica no UFC 280, em outubro do ano passado. A única derrota de “Sugar” na carreira foi para Marlon Vera, em 2020, por nocaute no primeiro round. Desde então, o lutador fez cinco lutas, venceu quatro e teve um luta declarada sem resultado, contra o brasileiro Pedro Munhoz, após o americano acertar um dedo no olho de Pedro, que não conseguiu continuar no combate.
Dona do cinturão peso-palha feminino, a chinesa Weili Zhang tem, atualmente, 33 anos de idade, e lutou pela última vez no UFC 281, em novembro, quando conquistou pela segunda vez o cinturão ao finalizar Carla Esparza. Weili já havia sido campeã em 2019, quando nocauteou Jéssica Bate-Estaca, mas depois disso, foi destronada pela americana Rose Namajunas.
A brasileira Amanda Lemos conseguiu a chance de disputar o cinturão no UFC 292 após duas grandes performances em suas últimas lutas. A paraense finalizou Michelle Waterson no segundo round e nocauteou Marina Rodriguez no terceiro assalto, em julho e novembro do ano passado, respectivamente. Lemos está com 35 anos e foi campeã do evento nacional Jungle Fight, em 2015, deixando o cinturão vago no ano seguinte para assinar com o UFC. A última derrota de Amanda aconteceu para Jéssica Bate-Estaca, em abril de 2022.
CARD PROVISÓRIO:
UFC 292
Boston, em Massachusetts (EUA)
Sábado, 19 de agosto de 2023
Peso-galo: Aljamain Sterling x Sean O’Malley
Peso-palha: Weili Zhang x Amanda Lemos
Peso-galo: Cody Garbrandt x Mario Bautista
Saiba mais sobre o UFC 292, aqui