UFC 299: Michel Pereira e ‘gigante cubano’ dão show no card preliminar; Malhadinho é nocauteado
Dos cinco brasileiros em ação no card preliminar do UFC 299, apenas Michel Pereira e Philipe Lins saíram com a vitória; confira
Michel Pereira finalizou em apenas um minuto e foi um dos grandes destaques no card preliminar do UFC 299 (Foto: Divulgação/UFC)
Repleto de bons combates, o card preliminar do UFC 299, neste sábado (9), em Miami (EUA), teve como seu encerramento a vitória de Curtis Blaydes sobre Jailton Malhadinho, em duelo válido pela divisão peso-pesado. Além do baiano, outros quatro brasileiros entraram em ação. Michel Pereira deu um grande show e finalizou Michal Oleksiejczuk ainda no primeiro round, enquanto Philipe Lins superou Ion Cutelaba na decisão dos árbitros. No entanto, também por pontos, Rafael dos Anjos e Pedro Munhoz acabaram sendo superados por Mateuz Gamrot e Kyler Phillips, respectivamente.
Todavia, o grande destaque do card preliminar do UFC 299 foi Robelis Despaigne. Fazendo sua estreia pela organização norte-americana, o cubano, que é medalhista olímpico no Taekwondo, deixou uma ótima impressão e precisou de apenas 18 segundos para nocautear Josh Parisian de forma brutal. O peso-pesado cubano, vale ressaltar, é o atleta com maior envergadura na história do Ultimate.
Malhadinho é nocauteado e sofre seu primeiro revés no UFC
Fechando o card preliminar do UFC 299, Jailton Malhadinho não escondeu sua estratégia e derrubou Curtis Blaydes ainda nos primeiros segundos. Sem conseguir cravar o americano no solo, o brasileiro controlou bem as costas do adversário, foi preciso em suas ações e terminou o primeiro round de forma bem superior. O segundo assalto, no entanto, foi péssimo para o baiano. Ao tentar um single leg, Malhadinho se viu desprotegido no solo e tomou uma sequência brutal de golpes de Blaydes, o que forçou a interrupção do árbitro.
Com a vitória por nocaute técnico no UFC 299, Curtis Blaydes se recupera da derrota sofrida para Sergei Pavlovich e volta se aproximar de uma disputa de cinturão no peso-pesado. Por outro lado, Jailton Malhadinho sofre sua primeira derrota no Ultimate após sete lutas e é “freado” na busca por um title shot nos 120kg.
Gamrot dá show na luta agarrada e vence Rafael dos Anjos
Ex-campeão peso-leve do Ultimate, Rafael dos Anjos foi mais um brasileiro em ação no card preliminar do UFC 299. Com um potente chute alto e um golpe de direita, Dos Anjos balançou Mateusz Gamrot, que resistiu à primeira ação ofensiva do adversário. O carioca continuou melhor na trocação e acertou um bom direto de esquerda, mas terminou o primeiro round por baixo no solo, recebendo alguns golpes no ground and pound.
Vendo a superioridade de Rafael na luta em pé, o polonês começou o segundo assalto tentando uma nova queda, pressionando Dos Anjos contra a grade. Com um forte jogo na luta agarrada, Gamrot não deu espaço para o brasileiro progredir na luta em pé e mostrou muita qualidade no grappling. No último round, Mateusz Gamrot manteve sua estratégia na luta agarrada, aplicou boas quedas e, dessa forma, saiu vitorioso na decisão unânime, chegando à terceira vitória em sequência no UFC, enquanto o brasileiro sofreu sua segunda derrota seguida.
Ver esta publicação no Instagram
Pedro Munhoz é derrotado por americano nos pontos
Em mais um combate do UFC 299, os pesos galo Pedro Munhoz e Kyler Phillips iniciaram o combate bastante ativos na trocação. Após um breve momento no solo, o duelo voltou a ficar em pé, onde o brasileiro vinha mostrando desenvoltura, mas recebeu uma dura sequência de golpes do americano, que terminou melhor o primeiro round. O segundo assalto, por sua vez, ficou marcado por mais equilíbrio e cautela por parte de ambos, com pouca ação por meio dos golpes.
Os dois lutadores continuaram mostrando boa movimentação no terceiro e último round e Kyler Phillips seguiu apresentando um maior volume de golpes, apesar dos mesmos não se mostrarem tão contundentes. Mais efetivo em suas ações ofensivas, o americano foi declarado vencedor na decisão unânime dos jurados e conquistou seu terceiro triunfo seguido no Ultimate, enquanto o paulista amargou seu segundo revés em sequência na franquia.
Ver esta publicação no Instagram
Philipe Lins supera Cutelaba e chega ao quarto triunfo seguido
Em duelo válido pela divisão meio-pesado no UFC 299, Philipe Lins e Ion Cutelaba iniciaram o duelo trocando alguns golpes na média distância. O brasileiro recebeu um duro golpe de encontro de direita, mas se levantou rapidamente. O “Monstro” insistia bastante nos chutes baixos, enquanto o lutador da Moldávia conectava bons golpes, como cruzados e diretos. O combate seguiu bem equilibrado no segundo round, mas Philipe conseguiu uma boa queda e contabilizou pontos importantes.
No terceiro e último assalto, Philipe Lins conseguiu derrubar Ion Cutelaba mais uma vez e dessa vez conseguiu a transição para as costas, mas não conseguiu sustentar a posição por muito tempo. Evitando a trocação franca, o brasileiro pressionou o moldávio contra a grade. Com o fim dos três rounds, o potiguar saiu vencedor na decisão unânime dos jurados e chegou à sua quarta vitória consecutiva no Ultimate.
Ver esta publicação no Instagram
Michel Pereira finaliza e emplaca sétima vitória consecutiva
Primeiro brasileiro a entrar no cage para lutar no UFC 299, Michel Pereira confirmou a grande fase que vive em sua carreira. Enfrentando Michal Oleksiejczuk, o brasileiro partiu para cima desde os primeiros segundos e aplicou um potente chute na linha de cintura do polonês, que sentiu imediatamente. Na sequência, o paraense ainda conectou uma joelhada, que levou o adversário ao solo. Esbanjando técnica, Michel encaixou um justo mata-leão, que forçou a interrupção do árbitro com apenas um minuto de luta.
Lutando atualmente como peso-médio, Michel Pereira emplacou sua sétima vitória consecutiva na organização norte-americana, sendo a terceira em sequência por via rápida (nocaute ou finalização) no primeiro round.
Gigante cubano dá show e estreia com nocaute relâmpago
Fazendo sua estreia pelo Ultimate no card preliminar do UFC 299, Robelis Despaigne confirmou grande hype em volta do seu nome e deu um grande show. Enfrentando Josh Parisian, o cubano partiu para cima e conectou os primeiros golpes. Em um deles, acabou escorregando e abriu brecha para o adversário contragolpear. No entanto, Parisian abriu bastante a guarda e deu a chance para Despaigne ir golpeando. Um desses golpes pegou em cheio no raio de ação de Josh, que já caiu nocauteado, forçando a interrupção do árbitro central com apenas 18 segundos de combate.
Com a estreia perfeita no Ultimate, Robelis Despaigne segue invicto no MMA, agora com cinco vitórias, todas elas conquistadas por nocaute ainda no primeiro round. Vale ressaltar que nenhuma das suas últimas quatro lutas passou de um minuto de duração, o que comprova o alto poder de nocaute do medalhista olímpico no Taekwondo.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 299
Miami, na Flórida (EUA)
Sábado, 09 de março de 2024
Card preliminar
Curtis Blaydes derrotou Jailton Malhadinho por nocaute técnico no 2R
Maycee Barber derrotou Katlyn Chookagian por decisão unânime dos jurados
Mateusz Gamrot derrotou Rafael dos Anjos por decisão unânime dos jurados
Kyler Phillips derrotou Pedro Munhoz por decisão unânime dos jurados
Philipe Lins derrotou Ion Cutelaba por decisão unânime dos jurados
Michel Pereira finalizou Michal Oleksiejczuk com um mata-leão no 1R
Robelis Despaigne derrotou Josh Parisian por nocaute técnico no 1R
Assu Almabayev derrotou CJ Vergara por decisão unânime dos jurados
Joanne Wood derrotou Maryna Moroz por decisão dividida dos jurados