UFC 317: Topuria nocauteia Charles, se torna campeão dos leves e faz história; Pantoja mantém título

Na luta co-principal do UFC 317, Alexandre Pantoja finalizou Kara-France e manteve o cinturão peso-mosca; veja mais

UFC 317: Topuria nocauteia Charles, se torna campeão dos leves e faz história; Pantoja mantém título

Ilia Topuria nocauteou Charles do Bronx ainda no primeiro round na luta principal do UFC 317 (Foto: Reprodução/UFC)

Ilia Topuria fez história no UFC 317, realizado neste sábado (28), em Las Vegas (EUA). Na luta principal do evento, o georgiano-espanhol deu um verdadeiro show, nocauteou Charles do Bronx ainda no primeiro round e conquistou o cinturão dos leves. Dessa forma, Topuria entra para a seleta lista de lutadores que conquistaram cinturão em duas divisões de peso diferentes.

No co-main event, Alexandre Pantoja segue com seu reinado no peso-mosca. Com um desempenho dominante, o brasileiro não deu chances da Kai Kara-France, finalizou o neozelandês com um mata-leão no terceiro round e defendeu com sucesso o seu cinturão pela quarta vez.

Além de Charles do Bronx e Alexandre Pantoja, outros cinco brasileiros entraram em ação no UFC 317. No card principal, Renato Moicano e Felipe Lima foram superados por Beneil Dariush e Payton Talbott, respectivamente. No card preliminar, Gregory Rodrigues e Jhonata Diniz deram show e venceram Jack Hermansson e Alvin Hines, mas Viviane Araújo foi derrotada por Tracy Cortez.

Topuria aplica belo nocaute em Charles e conquista o título dos leves

Na luta principal do UFC 317, como já era esperado, Charles do Bronx e Ilia Topuria foram para a trocação franca. Na sequência, o brasileiro foi para a queda de sacrifício e ficou por baixo no solo. O duelo voltou a ficar em pé e o confronto teve seu desfecho. Com golpes rápidos e precisos, o georgiano-espanhol conectou um forte golpe de direita, que pegou em cheio no queixo do brasileiro, que já caiu nocauteado.

Com a vitória no UFC 317, Ilia Topuria faz história e conquista seu segundo cinturão no Ultimate. O lutador, que já foi campeão nos penas, estreia no peso-leve do UFC já conquistando o cinturão.

Pantoja finaliza Kara-France e segue como campeão nos moscas

Na primeira disputa de cinturão da noite no UFC 317, Alexandre Pantoja foi com tudo para cima de Kai Kara-France, conseguiu a queda nos primeiros segundos e, rapidamente, grudou nas costas do adversário. Em posição de vantagem, o brasileiro fez transição para o katagatame e não conseguiu a finalização, mas teve total controle das ações no primeiro round. Com boa movimentação, Pantoja apostou nos chutes no segundo assalto, e na sequência, voltou a aplicar uma boa queda. O duelo voltou a ficar em pé, mas Alexandre seguiu com volume maior de golpes e aumentou sua vantagem.

Alexandre Pantoja voltou a levar a luta para o solo no terceiro round e dessa vez foi letal. O campeão grudou nas costas de Kai Kara-France e, com muita técnica, ajustou um belo mata-leão, forçando os três tapinhas do neozelandês. Com a vitória, o brasileiro consolida sua quarta defesa de cinturão no peso-mosca.

Em duelo apertado, Dariush leva a melhor sobre Moicano

Em combate do peso-leve no UFC 317, Renato Moicano viu Beneil Dariush tomar as primeiras ações na luta, aplicando uma série de chutes baixos, que de certa forma, impediram a aproximação do brasileiro num primeiro momento. Controlando a distância, Moicano levou Dariush a knockdown com um forte golpe de direita na reta final do primeiro round. Beneil iniciou o segundo assalto buscando a luta de solo e manteve Renato pressionado contra a grade, para na sequência, conseguir uma boa queda. Por cima, o iraniano manteve o controle no solo durante boa parte da parcial e igualou as ações no confronto.

Beneil Dariush começou o terceiro assalto buscando a queda novamente, mas viu Renato Moicano inverter a posição, deixando a luta em pé. Estratégico, Dariush conseguiu mais uma importante queda, mas o confronto voltou para a trocação no final, onde ambos já estavam bem desgastados. No fim, a vitória na decisão unânime foi para Beneil, que volta a vencer após duas derrotas seguidas. Moicano, por outro lado, amargou o segundo revés consecutivo.

Beneil Dariush venceu Renato Moicano por decisão unânime no UFC 317 (Foto: Reprodução/UFC)

Beneil Dariush venceu Renato Moicano por decisão unânime no UFC 317 (Foto: Reprodução/UFC)

Felipe Lima apresenta bons momentos, mas é derrotado por Talbott

Na luta de abertura do card principal do UFC 317, Felipe Lima começou bem ativo na luta em pé diante de Payton Talbott, que também arriscou alguns golpes na média distância. Na sequência, o duelo foi para o solo, onde ambos trocaram transições rápidas e posições, o que deixou o primeiro round bem equilibrado. Rápido em suas ações, o brasileiro conectou bons golpes no início do segundo assalto, mas acabou sendo derrubado por Talbottt, que ficou por cima e conseguiu aplicar bons golpes no ground and pound, garantindo uma ligeira vantagem na parcial.

A luta seguiu bem intensa no terceiro e último round. Felipe Lima continuou golpeando em pé e conseguiu uma boa queda, mas Payton Talbott seguiu se defendendo com maestria e o combate voltou para a trocação. O norte-americano terminou o duelo com maior volume de golpes e conseguiu a vitória na decisão unânime dos jurados. Com o resultado, o brasileiro sofreu sua primeira derrota em três lutas no Ultimate.

Payton Talbott superou Felipe Lima no card principal do UFC 317 (Foto: Reprodução/UFC)

Payton Talbott superou Felipe Lima no card principal do UFC 317 (Foto: Reprodução/UFC)

Gregory Rodrigues aplica ‘nocautaço’ e vence no UFC 317

Na última luta do card preliminar do UFC 317, Gregory Rodrigues iniciou a luta contra Jack Hermansson partindo para a trocação, pressionando o sueco contra a grade. Apesar de algumas investidas de Jack, o brasileiro se manteve ofensivo e conseguiu a vitória de maneira espetacular na reta final do primeiro round, após encaixar um belo cruzado de esquerda, que pegou em cheio no queixo de Hermansson.

Com a grande vitória por nocaute, Gregory “Robocop” se recupera da derrota sofrida para Jared Cannonier e volta a vencer no Ultimate. Jack Hermansson, por sua vez, sofre o segundo revés em suas últimas três lutas na organização norte-americana.

No card preliminar do UFC 317, Gregory Robocop nocauteou Jack Hermansson ainda no primeiro round (Foto: Reprodução/UFC)

No card do UFC 317, Gregory Robocop nocauteou Hermansson no primeiro round (Foto: Reprodução/UFC)

Viviane Araújo mostra resistência, mas é superada por Tracy Cortez

Em mais um duelo do card preliminar do UFC 317, Viviane Araújo viu sua adversária, Tracy Cortez, derrubá-la ainda nos primeiros segundos da luta. Com boa técnica, a brasileira soube sair da posição e ficou em vantagem na luta de solo por alguns instantes, até que a norte-americana fez boa transição e voltou a ficar por cima, onde se manteve até o fim do primeiro round e quase finalizou na guilhotina. O segundo assalto apresentou um duelo mais concentrado na trocação, o que deixou a luta mais equilibrada e com poucas ações ofensivas de ambas as lutadoras.

Viviane Araújo chegou no terceiro e último round ciente de que estava em desvantagem na luta. A brasileira, no entanto, foi derrubada por Tracy Cortez logo no início da parcial e, por baixo, pouco conseguiu desenvolver do seu jogo. No fim, a norte-americana saiu com a vitória na decisão unânime e se recuperou da derrota para Rose Namajunas. Viviane, por sua vez, sofreu a segunda derrota nas últimas três lutas.

Tracy Cortez levou a melhor sobre Viviane Araújo no card preliminar do UFC 317 (Foto: Reprodução/YouTube/UFC)

Tracy Cortez levou a melhor sobre Viviane Araújo no card preliminar do UFC 317 (Foto: Reprodução/YouTube/UFC)

Jhonata Diniz vence e dá fim à invencibilidade de norte-americano

Primeiro brasileiro a entrar em ação no card do UFC 317, Jhonata Diniz viu seu adversário, Alvin Hines, buscar a entrada para queda desde os primeiros segundos. Com boa movimentação, o norte-americano conectou bons golpes e conseguiu uma queda, mas o brasileiro se levantou rapidamente. Com bons jabs e diretos, Jhonata conseguiu machucar o rosto do adversário e terminou o primeiro round em superioridade. No segundo assalto, o duelo seguiu na trocação e o paranaense manteve um volume maior de golpes em relação a Hines, que por sua vez, manteve sua postura ofensiva, deixando a luta em alta tensão.

Melhor nos dois rounds anteriores, Jhonata Diniz viu Alvin Hines ir para o “tudo ou nada” no último assalto, mas manteve sua superioridade na luta em pé. Apesar da tensão na reta final, o brasileiro conseguiu a vitória por decisão unânime dos jurados e se recuperou da derrota sofrida na última luta. O norte-americano, que fez sua estreia no UFC, perdeu sua primeira luta no MMA em sua oitava luta profissional.

Jhonata Diniz levou a melhor sobre Alvin Hines no card preliminar do UFC 317 (Foto: Reprodução/YouTube/UFC)

Jhonata Diniz levou a melhor sobre Alvin Hines no card preliminar do UFC 317 (Foto: Reprodução/YouTube/UFC)

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 317
T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 28 de junho de 2025

Card principal
Ilia Topuria derrotou Charles do Bronx por nocaute no 1R
Alexandre Pantoja finalizou Kai Kara-France com um mata-leão no 3R
Beneil Dariush derrotou Renato Moicano por decisão unânime dos jurados
Joshua Van derrotou Brandon Royval por decisão unânime dos jurados
Payton Talbott derrotou Felipe Lima por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Gregory Rodrigues derrotou Jack Hermansson por nocaute no 1R
Jose Miguel Delgado derrotou Hyder Amil por nocaute técnico no 1R
Tracy Cortez derrotou Viviane Araújo por decisão unânime dos jurados
Terrance McKinney finalizou Viacheslav Borshchev com uma guilhotina no 1R
Jacobe Smith finalizou Niko Price com um mata-leão no 2R
Jhonata Diniz derrotou Alvin Hines por decisão unânime dos jurados

Para conferir mais notícias sobre o UFC 317, clique aqui