UFC: Dana White anuncia duelo que vai definir o próximo adversário de Israel Adesanya; confira

Ex-campeão peso-médio, australiano Robert Whittaker enfrentará o sul-africano Dricus Du Plessis em julho, no UFC 290

UFC: Dana White anuncia duelo que vai definir o próximo adversário de Israel Adesanya; confira

Israel Adesanya revelou que Dricus Du Plessis não vai mais enfrentá-lo, e sim o americano Sean Strickland (Foto: Reprodução/UFC)

O presidente do UFC, Dana White, anunciou na última sexta-feira (21) que o ex-campeão peso-médio e atual segundo colocado no ranking da divisão, Robert Whittaker, enfrentará o número seis da categoria, o sul-africano Dricus Du Plessis. Segundo Dana, os atletas concordaram em lutar no card do UFC 290, que está previsto para acontecer no dia 8 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Além disso, o chefão do Ultimate declarou que o vencedor do confronto vai se garantir como o próximo desafiante ao título da categoria, que hoje está em posse do nigeriano Israel Adesanya: “O vencedor dessa luta lutará contra Adesanya ainda este ano”, disse White em um vídeo divulgado em sua conta oficial no Twitter. Por fim, o mandatário completou dizendo que entre Adesanya e o vencedor de Whittaker x Du Plessis deverá acontecer em Sydney, na Austrália, ainda sem data prevista.

Robert Whittaker tem 32 anos atualmente e em seu cartel profissional de MMA fez 30 lutas, onde venceu 24 vezes e foi superado em seis ocasiões. O australiano chegou ao Ultimate por meio do TUF “The Smashes”, no qual se sagrou campeão em 2012. Whittaker foi campeão interino do médios em 2017, ao superar Yoel Romero. No ano seguinte, lutou pela unificação do título da categoria contra Israel Adesanya, sendo nocauteado no segundo round. Os lutadores se reencontraram em 2022, quando o nigeriano saiu vencedor novamente, desta vez por decisão unânime. O australiano entrou octógono pela última vez em setembro, onde superou Marvin Vettori na decisão dos juízes.

O sul-africano Dricus Du Plessis, ex-campeão peso-médio do evento europeu KSW, tem 29 anos e um cartel de 19 vitórias e apenas duas derrotas nas artes marciais mistas. O atleta fez cinco lutas pelo UFC e venceu todas – sendo três por nocaute e uma por finalização. Atualmente, Du Plessis é o sexto no ranking da divisão dos médios e vem de vitória sobre o experiente Derek Brunson no UFC 285, em março deste ano. Na carreira são sete vitórias seguidas, e sua última derrota foi em 2018, ainda pelo KSW.

Saiba mais sobre o UFC 290, aqui