Em ação no UFC Denver, brasileira revela problema de saúde recente: ‘Tinha que perder 20kg’
Invicta no UFC, Luana Santos explicou problema de saúde que descobriu após sua última luta na organização; veja mais

Luana Santos explicou problema de saúde que descobriu após sua última luta no UFC (Foto: Divulgação/UFC)
Confirmada para entrar em ação no UFC Denver, neste sábado (13), contra Mariya Agapova, Luana Santos teve um começo impecável dentro da organização. A brasileira venceu as duas lutas que fez, sendo a última delas em dezembro do ano passado, quando superou Stephanie Egger por decisão unânime. No entanto, para o combate em questão, Luana excedeu o limite da categoria peso-galo em 1,5kg.
O caso não se tratou de uma falta de profissionalismo por parte de Luana Santos, mas sim de um problema de saúde que ela descobriu meses antes do combate. A brasileira foi diagnosticada com uma doença autoimune identificada como Tireoidite de Hashimoto. Depois do duelo em dezembro e a falha na pesagem, onde acabou sendo punida com a perda de 20% da sua bolsa, Luana retornou ao Brasil para descobrir causas, sintomas da doença e quais tratamentos poderia buscar.
Vale ressaltar que a Tireoidite de Hashimoto é uma condição autoimune onde as células da tireóide são “atacadas” pelo sistema imunológico. A doença não tem cura, porém, com remédios receitados pelos médicos e com a devida reposição hormonal, a pessoa diagnosticada com o quadro consegue controlar seu estado clínico. Em entrevista ao canal do “UFC Brasil” no YouTube, Luana Santos disse que chegou a ficar 20kg acima do seu peso para competir, mas que o tratamento adequado a fez retomar sua forma ideal.
“Eu tive um problema na tireóide. Fui em janeiro para o Brasil, depois da minha luta, fiz uns exames e descobri que tinha um problema na tireóide, diagnosticado como Tireoidite de Hashimoto. Isso faz o seu metabolismo não funcionar, te dá dificuldades para perder peso. Eu ganhei muito peso, muito peso mesmo.
Para a categoria que eu luto, eu tinha que perder 20kg e isso é algo surreal. Agora está tudo controlado, estou tomando remédios e tendo acompanhamento médico, então está tudo certo. O cansaço apresentado na minha última luta também tem a ver com isso, é algo que prejudica. Então, agora estou sendo medicada e está tudo certo”, explicou a promessa brasileira do UFC.
Ver esta publicação no Instagram
Atualmente com 24 anos, Luana Santos possui sete vitórias e apenas uma derrota em sua carreira no MMA. Fazendo parte do plantel do UFC desde o ano passado, a paulista já contabiliza duas vitórias em duas lutas, sobre Juliana Miller e Stephanie Egger, respectivamente. Ao todo, Luana vem embalada por quatro triunfos em sequência na carreira.