UFC mira primeira edição na África, continente que reúne campeões e novas estrelas do MMA

UFC mira primeira edição na África, continente que reúne campeões e novas estrelas do MMA

* UFC na África em 2023? No que depender de Dana White, presidente da organização, essa aguardada estreia deve sim acontecer no ano que vem. Em entrevista coletiva após o UFC 281 – realizado no início deste mês -, Dana ainda revelou que, caso o maior evento de MMA do mundo realmente chegue ao continente africano, a Nigéria irá seriar a histórica edição.

Recentemente, os lutadores africanos têm conquistado um espaço cada vez maior dentro do MMA, e no Ultimate não é diferente. No ranking peso-por-peso masculino da companhia, a África soma três representantes dentro do Top 10.

Melhor colocado entre os atletas do continente, o nigeriano Kamaru Usman (ex-campeão meio-médio) ocupa a quarta posição do ranking. Logo em seguida aparecem o camaronês Francis Ngannou (campeão peso-pesado), em quinto, e o também nigeriano Israel Adesanya (ex-campeão peso-médio), em sexto.

Vale citar que Usman e Adesanya estavam ainda melhores posicionados na lista, mas derrotas para Leon Edwards e Alex Poatan, respectivamente, deram fim a uma até então longa invencibilidade dos dois nas suas respectivas categorias.

Trio chegou a se manter campeão ao mesmo tempo, mas agora apenas Ngannou segue com o cinturão (Foto divulgação UFC)

Trio chegou a se manter campeão ao mesmo tempo, mas agora apenas Ngannou segue com o cinturão (Foto divulgação UFC)

Por conta disso tudo, fica difícil de imaginar uma edição do UFC na África sem ao menos um dos três (Usman, Ngannou e Adesanya) presente. Porém, outros lutadores africanos também vêm se destacando no cenário do MMA internacional.

Confira abaixo:

Mohammed Usman (8v-2d) – irmão mais novo de Kamaru Usman, foi contratado pelo UFC após ser campeão do TUF 30, em agosto passado, com um nocautaço sobre Zac Pauga. Atua na categoria dos pesos pesados.

Dricus du Plessis (17v-2d) – sul-africano e ex-campeão peso-médio do KSW, tem três lutas pelo UFC e venceu todas – sendo duas por nocaute. Atualmente é o 13º no ranking até 84kg.

Manel Kape (17v-6d) – angolano e campeão peso-galo do RIZIN FF em 2019, assinou com o Ultimate após o título, mas para atuar na divisão dos moscas. Começou com o pé esquerdo na organização, porém derrotou seus últimos dois adversários e agora ocupa a 12ª posição na lista dos melhores da categoria.

Sodiq Yusuff (13v-2d) – nigeriano, foi contratado pelo UFC após vitória no Contender Series 14, em 2018. Desde então, fez sete lutas no octógono, com seis triunfos e apenas um revés. Em 11º no ranking peso-pena, vem de vitória por finalização em apenas 30 segundos sobre Don Shainis.

Ao todo, cerca de 13 lutadores da África compõe o plantel do UFC atualmente (saiba mais).
  • Texto por Carlos Eduardo Targa