Vitória de Robson Conceição foi injusta? Esquiva analisa e relembra erro histórico; veja e opine
Esquiva Falcão disse que não viu vitória de Robson Conceição na conquista do cinturão mundial dos super-penas do WBC
Robson Conceição derrotou O'Shaquie Foster por decisão dividida e se tornou campeão mundial dos super-penas do WBC (Foto: Reprodução/Instagram)
Robson Conceição entrou, definitivamente, para a história do Boxe mundial. O brasileiro, que já havia conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, derrotou O’Shaquie Foster por decisão dividida dos jurados no último sábado (6) e se tornou campeão mundial dos super-penas do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
Entretanto, para alguns especialistas e fãs da nobre arte, Robson não venceu a disputa. Entre eles está Esquiva Falcão, que em sua contagem, deu vitória a Foster, mas considerou o triunfo do baiano como uma espécie de “reembolso”. Segundo o capixaba, o compatriota foi “roubado” em sua luta contra Óscar Valdez, em 2021, também em disputa de cinturão.
“Não sei se todos lembram, mas o confronto entre Robson Conceição e Óscar Valdez… O Robson bateu no Valdez, mas acabou perdendo ‘roubado’ na cara dura e a vitória ficou com o Valdez, mantendo seu título da WBC. Não digo que a história se repetiu, porque foi ao contrário a luta do Robson contra o Foster. O Conceição foi um cara mais paciente na luta, o americano trabalhou com muita técnica”, declarou Esquiva, que seguiu:
“Na minha contagem, o Robson perdeu a luta. Na contagem do Hebert Conceição, que é amigo do Robson, da Ana Hissa, comentarista do Canal Combate e na de muitos americanos, ele havia sido derrotado. Mas na contagem dos árbitros, ele não perdeu e se tornou campeão mundial, entrando para a história do Boxe brasileiro. Muitas pessoas questionaram o resultado, os americanos reclamaram muito, mas eles esqueceram que o Robson foi prejudicado na luta contra Valdez. Ele foi claramente ‘roubado’ na cara dura. Se foi roubado ou não, o importante é que seja para o nosso lado”, finalizou o pugilista.
Aos 35 anos, Robson Conceição foi o nono brasileiro a se tornar campeão mundial de Boxe. O “Brabo” se junta à seleta lista, composta por Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Popó Freitas, Waldemir Sertão, Rose Volante, Patrick Teixeira, Danila Ramos e Bia Ferreira. Esquiva Falcão, por sua vez, esteve perto de conquistar o título mundial, mas foi derrotado por Vincenzo Gualtieri em 2023, na disputa do cinturão vago dos médios da IBF.