Vocal coach Pedro Coppeti dá dicas para lutadores se saírem bem em entrevistas pós-luta; veja

Publicidade

Há tempos, o MMA deixou de ser apenas esporte. Assim como o Boxe profissional, a modalidade se tornou também entretenimento. A atuação do lutador não se limita apenas à performance dentro do cage ou ringue, é importante impressionar o público através das palavras, seja nas redes sociais, nas entrevistas ou até naquele rápido mas crucial bate-papo ainda dentro da jaula após o anúncio oficial do resultado, o que no UFC é comandado brilhantemente por Joe Rogan na maioria das vezes.

Para isso, é importante ensaiar antes o que será dito: o alvo, o desafio que será feito e até mesmo o teor – provocativo, como tradicionalmente faz Conor McGregor e Nate Diaz; ou respeitoso, como fazia Anderson Silva e, mais recentemente, fez o brasileiro Alexandre Pantoja ao desafiar o campeão de sua categoria, Brandon Moreno. Mas não para por aí. Vale destacar que, pelo menos neste momento pós-luta, o atleta pode estar vindo de uma verdadeira batalha de 25 minutos, em caso de luta principal.

Conversamos com um profissional da área para dar dicas sobre impostação de voz, que nada mais é que uma maneira de aproveitar da melhor forma a ressonância corporal para projetar os sons; ou seja, ponto importantíssimo para os atletas que desejam uma boa comunicação com o público na hora de falar ao microfone. Formado pela American Musical and Dramatic Academy, em Nova Iorque, o cantor e vocal coach brasileiro Pedro Coppeti deu algumas instruções que podem fazer a diferença na carreira dos lutadores.

“Se fossem pessoas que não têm uma rotina de atleta, eu aconselharia primeiramente desenvolver essa resistência física. Levando em consideração que os lutadores certamente já têm essa condição, eu os aconselho a, primeiramente, criarem a consciência de que estão cansados e que tentar forçar a voz por potência e clareza pode ser prejudicial à saúde vocal. Ter um bom controle respiratório pode ajudar a controlar a respiração rápida e ofegante do esforço físico recente e saber emitir a voz de maneira clara e sem esforço. Isso é essencial para que o cansaço não os faça utilizar uma força desnecessária na hora de falar. Lembrem-se que na Broadway temos inúmeros exemplos de atores e cantores que conseguem cantar frases longas e notas altíssimas logo após executarem coreografias extremamente difíceis ou até acrobacias. Isso prova que treino e domínio do seu aparelho vocal podem fazer toda a diferença inclusive nas horas em que até falar parece difícil”.

A voz também é uma ferramenta imprescindível em outro personagem importante da luta: o corner. O treinador pode ter o mais vasto conhecimento possível sobre artes marciais e estratégia, estar fazendo a leitura correta do combate, mas, se não conseguir emitir a potência necessária para a mensagem chegar a seu atleta, de nada adianta, principalmente em eventos com casas lotadas e público barulhento, cenário bastante comum no Brasil.

“O segredo da potência vocal é um ótimo controle respiratório e um conhecimento das ressonâncias e registros que podem ser utilizados na emissão vocal. Pense em um cantor de ópera, por exemplo. O mesmo consegue cantar sem microfone ou qualquer tipo de amplificação, a não ser a acústica da sala, por cima de orquestras inteiras e ainda ser ouvido claramente pela última fileira da plateia. Com aulas de canto, teatro ou até de discurso e produção vocal, disciplina que cursei no programa onde estudei, você consegue desenvolver um entendimento maior do que você consegue fazer com a capacidade do seu instrumento vocal utilizando um esforço muito menor do que você imaginava. Potência não vem de força. Como diz o meu professor de canto Deric Rosenblatt: ‘poder vem da liberdade’. Com essas palavras ele quer dizer que quanto mais relaxado você estiver na hora de emitir a voz, muito menor será a dificuldade que você terá de projetar a voz de uma maneira saudável e duradoura”, detalha o cantor. 

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade