WGP #43: Hector Santiago ignora pressão e mantém título peso-leve em evento na Argentina; resultados

WGP #43: Hector Santiago ignora pressão e mantém título peso-leve em evento na Argentina; resultados

A noite da última sexta-feira, dia 15 de dezembro, pode ser considerada um marco para o . Pela primeira vez fora do Brasil, concretizando a promessa de expansão na América Latina, a edição 43 agitou a cidade de Buenos Aires, na Argentina, no show derradeiro de 2017. No duelo principal, Hector Santiago bateu o anfitrião Ignacio Capllonch por nocaute e manteve o título peso-leve. A noite no Ginásio do San Lorenzo teve ainda o argentino Facu Suarez sagrando-se o novo campeão do GP da mesma categoria e próximo desafiante ao título depois de bater o chileno Daniel Choque na final, além de superlutas eletrizantes recheadas de grandes nomes. O calendário de 2018 começa 23 de fevereiro.

Hector Santiago nocauteia Capllonch e Facu Suarez leva GP

O combate mais aguardado da noite entre o campeão Hector Santiago e o desafiante Ignacio Capllonch foi digno das expectativas do público argentino e fãs do WGP. Ignorando a pressão e solto como se estivesse em casa, o brasileiro começou colocando mais volume e levando ligeira vantagem nos rounds iniciais. A partir da segunda metade do duelo, Capllonch parecia sentir mais a partir física, enquanto o campeão era mais contundente e se mostrava inteiro. No quarto round, Santiago conectou duas sequências de joelhadas que levaram o argentino à lona por duas vezes. Fim de luta e cinturão mantido no Brasil.

O Challenger GP peso-leve, que definiu o próximo desafiante de Hector, foi decidido por um argentino e um chileno. Enquanto Facu Suarez passou ao dominar seu último algoz, Bruno Cerutti, em revanche na primeira semi, Daniel Choque bateu outro anfitrião, Lucas Arce.

A final era quase mais um Brasil x Argentina, já que o chileno Daniel Choque mora e treina em São Paulo. Com muito vigor físico e visivelmente indo ao limite os dois protagonizaram um show. Mais agressivo desde o início e empurrado pela torcida, Facu Suarez foi superior durante boa parte dos três rounds e faturou o duelo por decisão unânime. O triunfo também o garante como próximo postulante ao título da categoria, contra Hector Santiago.

328888 758872 facu suarez golpe web

Anfitrião Facu Suarez bateu o chileno Daniel Choque na final do GP peso-leve (Foto divulgação WGP)

Nonato atropela Ryske e campeã sofre nocaute relâmpago

Os cariocas Fernando Nonato e Wallace Lopes, que costumam treinar juntos, encararam os argentinos Nicolas Ryske, uma das referências no esporte no país, e Sebastian Martino, respectivamente. E o destino dos dois foi bem diferente. Enquanto Nonato passou por cima de Ryske com um nocaute no primeiro round depois de diversos knockdowns, Wallace foi dominado por Martino, que massacrou durante toda luta para vencer por unanimidade.

Um dos destaques da noite veio na luta entre a campeã peso-leve Nina Loch e a anfitriã Andrea Salazar, que aconteceu em peso combinado sem valer o título. Retornando depois de longo tempo parada, a brasileira foi surpreendida com um nocaute relâmpago depois de uma joelhada na linha de cintura logo no início do embate. A primeira vitória dos donos da casa veio apenas na terceira luta da noite: o hermano Pablo Rojo bateu Vinícius Bereta.

RESULTADOS COMPLETOS:

WGP #43
Buenos Aires, na Argentina
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Card principal
Hector Santiago venceu Ignacio ‘El Misil’ Capllonch por nocaute no 4R
Facu Suarez venceu Daniel Choque por decisão unânime dos jurados
Fernando Nonato venceu Nicolas ‘El Picante’ Ryske por nocaute técnico no 1R
Sebastian Martino venceu Wallace Lopes por decisão unânime dos jurados
Daniel Choque venceu Lucas Arce por decisão dividida dos jurados
Facu Suarez venceu Bruno Cerutti por decisão unânime dos jurados
Andrea Salazar venceu Nina Loch por nocaute técnico no 1R
Pablo ‘Mudo’ Rojo venceu Vinicius Bereta por decisão dividida dos jurados
Renzo Martinez venceu Braian Okonski por nocaute técnico no 2R
Matheus Gatti venceu Martin Velasco por nocaute no 1R

Card preliminar
Pablo Paoliello venceu Gerardo Gonzalez por decisão unânime dos jurados
Ernesto de la Colina venceu Gonzalo Días Arredondo por decisão unânime dos jurados
Thomas Aguirre venceu Nicolas Jarai por nocaute no 2R
Enzo Sanchez venceu Nicolas Sanchez por decisão dividida dos jurados
Erik Miloc venceu Facundo Gomez por decisão unânime dos jurados