Laís Nunes é bicampeã e Wrestling conquista mais quatro medalhas nos Jogos Sul-Americanos 2022

Laís Nunes é bicampeã e Wrestling conquista mais quatro medalhas nos Jogos Sul-Americanos 2022

O Wrestling brasileiro conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade nos Jogos Sul-Americanos 2022, disputados em Assunção, capital do Paraguai. Laís Nunes, campeã na edição 2018, em Cochabamba, alcançou o bicampeonato ao vencer a venezuelana Nathaly Herrera, por 5 a 3, na final da categoria 62kg. Giullia Penalber 57kg e Thamires Machado 68kg ficaram com a medalha de prata em suas respectivas categorias. Gracyenne Helena fechou o dia de conquistas com a medalha de bronze na categoria 53kg.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus. Em segundo lugar aos meus companheiros de treino na São José Wrestling e ao treinador da CBW, Nisdany Perez. Consegui fazer boas lutas e por em prática o que tenho feito nos treinos. A sensação de ser bicampeã é incrível e obrigado ao Time Brasil e a CBW’, agradeceu Laís, que além de ouro em 2018 ainda conquistou uma medalha de prata na edição de 2014 em Santiago.

A categoria de Laís foi disputada no sistema todas contra todas. Na estreia, a goiana de Barro Alto venceu por W.O a equatoriana Leonela Parraga. Ainda no período matutino reservado para as eliminatórias, Laís fez 13 a 0 sobre a paraguaia Lourdes Cabrera e 10 a 0 sobre a colombiana Andrea Gongora. A luta contra Nathaly Herrera se transformou em final, já que ambas haviam vencido seus três primeiros combates. Laís fez 3 a 1, garantiu a primeira medalha de ouro no torneio e o bicampeonato em Jogos Sul-Americanos.

Giullia Penalber também buscava o bicampeonato, mas foi batida na final da categoria 57kg pela equatoriana Luisa Valverde, 10 a 7. A estreante Thamires Machado só parou diante da campeã pan-americana, a venezuelana Soleimy Hernandes, que a venceu por touche, ação que encerra a luta instantaneamente. Gracyenne Helena conquistou a medalha de bronze no critério de desempate. O combate contra a colombiana Sandi Parra terminou empatado em 4 a 4 e Gracyenne foi declarada vencedora. Ruthy Hellen dos Santos se machucou no e ficou em 5º lugar na categoria 76kg.

 Thamires Machado aplica um double leg na peruana Yanet Sorvero (Foto Wander Roberto/COB)

Thamires Machado aplica um double leg na peruana Yanet Sorvero (Foto Wander Roberto/COB)

Com as quatro medalhas de quinta-feira, o Brasil chega a oito medalhas no torneio de Wrestling. Na quarta-feira (12/10), o estilo greco-romano conseguiu quatro medalhas: pratas de Kenedy Pedrosa 67kg, Joilson Júnior 77kg e Igor Queiroz 97kg; além do bronze de Ronisson Brandão 87kg. Nesta sexta-feira (14/10), Cesar Alvan 74kg, Giovanni Piazza 86kg e Guilherme Pradella 125kg encerram a participação nacional no estilo livre masculino. As eliminatórias começam às 10h e as finais às 15h.

Confira o desempenho do Wrestling nacional nos Jogos Sul-Americanos:

Estillo livre feminino – quinta 13/10
Lais Nunes 62kg – medalha de ouro
Giullia Penalber 57kg – medalha de prata
Thamires Machado 68kg – medalha de prata
Gracyenne Helena 53kg – medalha de bronze
Ruthy Hellen dos Santos 76kg – 5º lugar

Estilo greco-romano – quarta 12/10
Kenedy Pedrosa 67kg – medalha de prata
Joilson Júnior 77kg – medalha de prata
Igor Queiroz 97kg – medalha de prata
Ronisson Brandão 87kg – medalha de bronze
Marcos Silva 130kg – 4º lugar
Erivan Rocha 60kg – 7º lugar

Estilo livre masculino – sexta 14/10
Cesar Alvan 74kg
Giovanni Piazza 86kg
Guilherme Pradella 125kg